Governador debate com prefeitos Novo Marco Legal do Saneamento

10/10/2023 10h24


Fonte Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta segunda-feira (9), com prefeitos e prefeitas municipais na busca por soluções voltadas ao cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento. O encontro foi realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina.

Para o chefe do executivo estadual, a parceria entre estado e municípios é essencial no cumprimento das metas, ainda que a Constituição Federal determine que o saneamento básico seja de responsabilidade dos municípios.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles(Imagem:Divulgação)Governador Rafael Fonteles

"É importante que o estado seja parceiro nisso. O Novo Marco prevê que pode haver cooperação entre Estado e município, até porque as companhias de água e saneamento são companhias estaduais, como é caso aqui do Piauí. Então, a gente veio aqui discutir uma solução conjunta, para que as prefeituras possam atingir as metas colocadas pela Lei Federal",
defende Fonteles.

O governador frisou ainda a importância do apoio da iniciativa privada, uma vez que os investimentos giram em torno de R$ 10 bilhões.
Imagem: DivulgaçãoPara Rafael Fonteles, a parceria entre estado e municípios é essencial no cumprimento das metas.(Imagem: Divulgação)Para Rafael Fonteles, a parceria entre estado e municípios é essencial no cumprimento das metas.

O Novo Marco Legal do Saneamento determina que todos os municípios do Brasil tenham abastecimento de água em pelo menos 99% dos domicílios e esgotamento sanitário em 90% até 2033. O prazo para cumprimento das metas, contudo, poderá ser até 2040, se ficar comprovada inviabilidade técnica ou financeira.



Tópicos: estado, novo, saneamento