Governador avalia encontro entre Lula e Trump e defende fim de "tarifaço"
27/10/2025 09h48Fonte cidadeverde.com
Imagem: Renato Andrade/Cidade Verde
Governador Rafael Fonteles
Governador Rafael FontelesO governador do Piauí, Rafael Fonteles, avaliou como positiva a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada neste domingo (26) em Kuala Lumpur, na Malásia. Para o governador, o diálogo abre um novo momento nas relações diplomáticas entre os dois países e pode resultar na retirada completa das tarifas sobre produtos brasileiros, que ainda afetam um terço da pauta comercial, incluindo o mel produzido no Piauí.
“Olha, eu achei muito positiva, foi um domingo muito especial para o Brasil e para os Estados Unidos. Parece-me que o presidente Trump entendeu melhor a história da relação Brasil-Estados Unidos e a história do presidente Lula, um homem do diálogo, um homem de luta em defesa da soberania e das boas relações com o mundo”, afirmou Rafael Fonteles.
O governador destacou que a reunião reforça o papel do diálogo na diplomacia e pode trazer resultados concretos em curto prazo. “Nossa esperança é de que esse encontro que aconteceu na Malásia resulte no fim do tarifaço, em definitivo, porque já dois terços dos produtos já foram tirados da lista, resta ainda um terço dos produtos, inclusive o nosso mel aqui do estado do Piauí. Mesmo Lula e Trump tendo visões ideológicas distintas, é uma prova cabal de que o diálogo vale a pena perseverar nessa direção”, disse.
O encontro entre Lula e Trump durou cerca de 40 minutos e foi descrito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, como “positivo, franco e colaborativo”. Segundo o chanceler, os dois presidentes trataram do fim das tarifas sobre produtos brasileiros e da suspensão da Lei Magnitsky, que impõe sanções a autoridades nacionais.
De acordo com Vieira, as equipes dos dois países já iniciaram tratativas para concluir um acordo bilateral em poucas semanas. Ele também informou que Trump demonstrou admiração por Lula e manifestou interesse em visitar o Brasil em breve.
Fonteles ressaltou que a postura do presidente brasileiro foi determinante para o avanço do diálogo. “Essa postura do presidente Lula de abertura ao diálogo, mas mantendo a altivez, mantendo a defesa do interesse nacional em primeiro lugar, resultou em um resultado concreto, e eu digo, em pouco tempo”, afirmou o governador, citando que novas reuniões entre os ministros Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Mauro Vieira com o secretário americano Marco Rubio devem consolidar os próximos passos da negociação.











