Flávio Nogueira é indicado para coordenar a bancada do Piauí na Câmara

23/01/2023 11h37


Fonte Agência Câmara de Notícias

Imagem: Reprodução/ redes sociaisDentre os dez deputados do Piauí, ao menos oito nomes votaram favoráveis ao nome de Nogueira.(Imagem:Reprodução/ redes sociais)Dentre os dez deputados do Piauí, ao menos oito nomes votaram favoráveis ao nome de Nogueira.

O deputado federal, Flávio Nogueira (PT-PI), foi indicado para coordenar a bancada do Piauí na Câmara dos Deputados. A indicação de Nogueira ocorreu durante o fim de semana e contou com o consenso do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Dentre os dez parlamentares do estado, ao menos oito nomes votaram favoráveis ao nome de Flávio Nogueira. Eles integram a base de apoio ao governador Rafael Fonteles (PT-PI).

Porém, antes de ser oficializado como representante da bancada piauiense, o deputado vai precisar do aval dos deputados eleitos pela oposição: Átila Lira e Júlio Arcoverde, ambos do Progressistas.

“Agradeço a indicação dos meus colegas e o voto de confiança em meu trabalho. Destaco que ainda resta uma conversa com parlamentares da oposição para que seja oficializado. É preciso dialogar para que possamos construir juntos o melhor para o nosso Piauí”,
escreveu Nogueira por meio das redes sociais.

Qual a função do coordenador de bancada?

Na Câmara dos Deputados, a atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. Dentre suas atribuições, ele possui a função de orientar sua bancada quanto às votações.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.

No Plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares.

O líder pode solicitar: a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto. Também é função do líder registrar candidatos para concorrer a cargos da Mesa Diretora.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook