Em Brasília, Rafael cobra avanços na construção da ferrovia Transnordestina

08/02/2023 09h06


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: CcomEm Brasília, Rafael cobra avanços na construção da ferrovia Transnordestina.(Imagem:Ccom)

O governador Rafael Fonteles destacou nesta terça-feira (07), em Brasília, a importância da ferrovia Transnordestina. A obra é considerada estratégica para o escoamento da produção de grãos no Piauí e deve facilitar a ligação da região com os portos de Pécem, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

O assunto foi tratado em reunião, em Brasília, com os ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho.

“É uma obra que irá facilitar o escoamento da produção de grãos e de minérios do Piauí. Mais do que um modal de transporte, será uma obra fundamental para fomentarmos a economia, gerarmos emprego e renda e novas oportunidades de negócios”,
disse.

Ainda nesta terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o objetivo do Governo Federal é que até o final da atual gestão a maior parte da ferrovia esteja em funcionamento, com solicitado pelo presidente Lula. Ao todo, são 1753 quilômetros de extensão.

Nesta semana, será realizada nova reunião para debater o tema, com presença de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Social, dos Transportes, da Infraestrutura, da Fazenda, de Portos e Aeroportos e da Casa Civil para que seja apresentado o quanto antes um projeto detalhado ao presidente Lula.

“Este é um projeto prioritário tanto para o presidente quanto para os governadores. Vamos sistematizar as prioridades por regiões e por estados e, no Nordeste, merecem destaque a transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. O Governo Federal vai fazer o possível para que o projeto da ferrovia seja garantido por inteiro”,
destacou o ministro Waldez Góes.

Bancada Federal

O governador Rafael Fonteles também se reuniu com os oito deputados federais e os dois senadores que compõem a bancada federal do Piauí.

“Tivemos um encontro importante com a nossa base aliada. Falamos de obras hídricas e rodoviárias; da interligação do Norte ao Sul do Piauí, que irá gerar um grande desenvolvimento econômico; e apresentação desse projeto de desenvolvimento social e econômico que queremos levar aos piauienses”,
finalizou o governador.


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica

Tópicos: governador, obra, projeto