Deputado Gustavo Neiva defende o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas do Estado

15/02/2022 11h53


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarGustavo Neiva parabenizou o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, por recomendar o retorno imediato das aulas presenciais em todo o Piauí.(Imagem:Alepi)Gustavo Neiva

O deputado Gustavo Neiva (PSB) cobrou, na sessão plenária desta segunda-feira(14), o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, afirmando que não há motivo para que isto não ocorra porque todos os setores se encontram em funcionamento. Ele disse que, desde que sejam observados protocolos de prevenção ao novo coronavírus, as aulas podem se reiniciadas imediatamente.

Gustavo Neiva parabenizou o procurador geral de Justiça, Cleandro Moura, por ter recomendado ao Governo do Estado o retorno imediato das aulas, argumentando que os alunos estão sendo prejudicados há mais de dois anos com a suspensão das atividades presenciais nos estabelecimentos de ensino devido à pandemia da Covid-19.

O parlamentar do PSB parabenizou o procurador geral pela defesa das aulas presenciais.

“O Governo insiste em manter aulas remotas para os alunos das escolas estaduais, o que não cabe mais e o procurador Cleandro Moura disse que considera prioridade o retorno das aulas presenciais”,
assinalou ele.

Gustano Neiva afirmou que o ensino remoto é deficiente, vem causando prejuízo aos alunos e que as aulas presenciais podem ocorrer porque está comprovado que os protocolos de segurança, incluindo o uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento social, são eficazes para evitar as contaminações pelo novo coronavírus.

PRECATÓRIOS - Acrescentou o orador que o procurador Cleandro Moura afirmou que a não realização de aulas presenciais é uma afronta ao direito à educação e uma violação dos direitos fundamentais, além de representar inércia ou incapacidade das autoridades públicas no sentido de mudar a situação atual do ensino na rede estadual.

“Concordo com o procurador, pois isso mostra a incapacidade e ineficiência do Governo para retornar as aulas presenciais. O Estado não tem mais como dizer que precisa de tempo para se adequar às medidas sanitárias após dois anos de pandemia”,
declarou ele.

Gustavo Neiva disse que o Governo do Estado recebeu quase R$ 2 bilhões de precatórios do Fundef (Fundo de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Fundamental) e ainda não adotou medidas para que as escolas voltem a funcionar presencialmente.

“Os professores ganharam o direito de receber parte dos recursos dos precatórios e o Governo sequer trata do assunto com a categoria. Tem dinheiro que dá para reformar todas as escolas, o que não está fazendo, mas quer fazer um programa de alfabetização de adultos que tem denúncia no MPF (Ministério Público Federal) e já consumiu mais de R$ 1 bilhão”,
acentuou ele.

Gustavo Neiva disse que o procurador Cleandro Moura deu prazo de 72 horas para o Governo se manifestar sobre o retorno das aulas presenciais. O orador frisou que esteve no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI), quando soube que os professores apoiam o retorno das aulas presenciais.

Ao concluir o seu pronunciamento, o parlamentar do PSB disse que os pais e os professores querem a volta das aulas presenciais, mas não são atendidos. Ele indagou se o Governo do Estado quer o dinheiro da educação para gastar em “coisas eleitoreiras”.


Tópicos: escolas, retorno, aulas