Deputado Dr. Francisco defende PEC do Municipalismo
25/05/2025 19h01Fonte Ascom
Imagem: Ascom Deputado Dr. Francisco defende PEC do Municipalismo.
Deputado Dr. Francisco defende PEC do Municipalismo.
 Deputado Dr. Francisco defende PEC do Municipalismo.
Deputado Dr. Francisco defende PEC do Municipalismo.O debate sobre a chamada "PEC do Municipalismo" - ganhou força durante a Marcha dos Prefeitos 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de maio, quando a capital federal recebeu prefeitos, vereadores e secretários de todo o país. A PEC 66/23 (Proposta de Emenda à Constituição) visa ampliar os prazos para que prefeituras parcelem dívidas previdenciárias e define limites para o pagamento de precatórios municipais, buscando aliviar as finanças dos municípios e promover maior autonomia fiscal.
O deputado federal Dr. Francisco (PT-PI), membro titular da Comissão Especial que analisa a matéria, se posiciona favoravelmente à proposta. “Compreendo que o parcelamento das dívidas previdenciárias, assim como o estabelecimento de um limite para o comprometimento da receita corrente líquida com o pagamento de precatórios, são medidas necessárias que permitem que os serviços essenciais, como saúde, educação e investimentos em infraestrutura, não sejam inviabilizados pelo endividamento”, argumenta.
Com experiência na área da saúde e gestão pública — ele já foi prefeito e secretário de estado da saúde— o parlamentar enfatiza a importância de medidas que proporcionem maior equilíbrio fiscal aos municípios, permitindo que invistam em áreas essenciais. “Os municípios precisam manter o compromisso com a responsabilidade fiscal, mas de forma sustentável, sem comprometer a execução das políticas públicas. Por isso, defendo a aprovação urgente desta PEC”, completa.
A Comissão Especial, é presidida pelo deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB) e tem como relator o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A PEC já foi aprovada pelo Senado e agora aguarda parecer na Câmara dos Deputados.
 Confira as últimas notícias sobre PolÃtica: florianonews.com/politica 
Siga @florianonews  e curta o FlorianoNews











 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    