Deputado Carlos Augusto defende o retorno das aulas presenciais na Uespi

15/03/2022 11h51


Fonte Alepi

Imagem: AlepiDeputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB)(Imagem:Alepi)Deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB)

O deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB) solicitou, por meio de requerimento à Assembleia Legislativa (Alepi), que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estipule uma data para o retorno das aulas presenciais. O documento, destinado ao governo estadual e à reitoria da Instituição de Ensino Superior (IES), foi lido durante a sessão plenária desta segunda-feira (14).

De acordo com o parlamentar, o avanço da vacinação entre a população e a liberação da realização de eventos com a presença de parte do público justificam o retorno das aulas na Universidade.

DATA MARCADA - O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí aprovou, na semana passada, duas Resoluções: Termo Aditivo II ao Calenda?rio Acade?mico/Administrativo da UESPI 2021.1 e Calendário Acadêmico para o semestre 2021.2 com o retorno das atividades de ensino de forma presencial, marcado para 18 de abril próximo.

Ainda durante a sessão, foram lidos requerimentos de autoria da deputada Teresa Britto (PV). Uma das solicitações refere-se ao envio de nota de repúdio ao deputado pelo Estado de São Paulo Arthur do Val em razão das falas agressivas direcionadas à cidadãs ucranianas.

Na ocasião, também foi apresentado aos parlamentares um Projeto de Lei Ordinária (PLO) de autoria da deputada, que tem como objetivo a criação da Política Estadual de Proteção e Atenção aos Órfãos do Feminicídio.

Outro Projeto apresentado pela deputada trata da criação do Fundeb Transparente. A proposta dispõe sobre a criação de um portal da transparência acerca da aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no âmbito do Piauí.

A parlamentar também solicitou à Casa o envio de requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que sejam realizados trabalhos de recuperação asfáltica na avenida Prefeito Wall Ferraz, no trecho próximo ao bairro Mário Covas. A deputada também encaminhou pedido à Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) para a adoção de providências de recuperação asfáltica em avenida do bairro Santa Maria da Codipi.

CAPACITAÇÃO - Ainda durante a sessão foi apresentado requerimento do deputado Francisco Costa (PT), solicitando a realização de um curso de capacitação na área de saúde no município de São Francisco de Assis.

UTILIDADE PÚBLICA - O deputado Franzé Silva (PT) encaminhou à Casa um Projeto de Lei para o reconhecimento da Utilidade Pública da Associação de Prevenção à Cegueira e demais Atividades Relacionadas à Visão (Asprec).