Criminosos usam nome de Margarete Coelho para aplicar "golpe da festa"

19/02/2020 10h01


Fonte Izabella Pimentel

Imagem: Foto: Arquivo/Cidadeverde.comClique para ampliarA deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) fez um alerta nas redes sociais informando que criminosos estão usando seu nome para aplicar golpes.(Imagem:Foto: Arquivo/Cidadeverde.com)
A parlamentar conta que os bandidos ligaram para pessoas próximas a ela convidando para um suposto jantar com o intuito de solicitar um código e clonar o Whatsapp dos contatos.

"Recebi a informação de que alguns dos meus contatos estão recebendo ligações em meu nome! Gente! Não estou organizando nenhum jantar! Trata- se de um golpe para roubar os seus dados no WhatsApp e depois passar a extorquir pessoas usando o seu nome", alerta a deputada.

A deputada federal para as pessoas que receberam mensagem ou ligação em seu nome falando sobre um jantar não fornecam nenhuma informação pessoal.

"Se você receber essa ligação e alguém lhe pedir para enviar algum código, não envie! Nem eu e nem ninguém da nossa equipe está contactando pessoas convidando para uma festa, ok? Repasse essa mensagem para os amigos e família", esclarece a deputada.O "golpe da festa" tem sido aplicado em todo país. Várias personalidades já relataram ter sido vítimas desta ação onde os criminosos solicitam um código de confirmação, que é informado durante a ligação ou via SMS.

O código libera o acesso ao WhatsApp e o golpista clona a conta da vítima. Em janeiro deste ano a cantora piauiense Pâmela Lima registrou um boletim de ocorrência após ter sido vítima de golpe no aplicativo. Segundo a artista, o suspeito de estelionato usou o nome do cantor Frank Aguiar para enganá-la e ter acesso aos seus contatos.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática orienta que os usuários acionem a verificação de duas etapas em contas de aplicativos e redes sociais. Para acionar a proteção extra no Whatsapp basta abrir o aplicativo , ir até a aba “Configurações”, escolher o item “Conta”, selecionar a “Verificação em duas etapas” e clique em “Ativar”.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook