Conselho Superior escolhe Roberto Melado como ouvidor geral da DPE-PI

25/03/2015 15h04


Fonte Governo do Piauí

O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou, nesta quarta-feira (25), sua 45ª sessão extraordinária, oportunidade em que procedeu a escolha para o ouvidor geral da Instituição para o Biênio 2015/2017. Foi escolhido, em voto secreto, o candidato Roberto Melado Cordeiro Júnior, que compôs a lista tríplice formada no último dia 17 deste mês de março, juntamente com os candidatos: Djan Moreira e Francisco Roberson Marcelo da Silva, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar. Votaram 7 membros do Colegiado, tendo o primeiro colocado recebido 4 votos, o segundo 2 e o terceiro 1 voto.

A Sessão foi realizada na sede do Conselho Superior, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 1342, no bairro de Fátima, tendo sido conduzida pela presidente do Colegiado, defensora pública geral Norma Lavenère, que passou a palavra ao presidente da comissão eleitoral responsável pelo processo de escolha do ouvidor geral, defensor público João Castelo Branco de Vasconcelos Neto, que destacou a lisura do processo e agradeceu a todos os integrantes da comissão, especialmente à defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, assim como aos servidores, em especial à Amarilis Eliane de Oliveira Domingos e Mária Roberta Ferreira Alves, pelo empenho demonstrado na condução de todas as etapas da eleição. Também integrou a comissão eleitoral na qualidade de vice-presidente, a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa.

Imagem: Lázaro LemosRoberto Melado é o novo Ouvidor Geral da DPE-PI.(Imagem:Lázaro Lemos)Roberto Melado é o novo Ouvidor Geral da DPE-PI.

A presidente do Colegiado concedeu a palavra aos três candidatos, que tiveram a chance de discorrer sobre a forma como encaram o desafio frente à ouvidoria geral da Defensoria Pública. Dando seguimento ao procedimento, os componentes da lista tríplice foram sabatinados pelos conselheiros, em relação à forma como pretendiam atuar frente à ouvidoria geral. Em seguida foi procedida a eleição, por voto secreto obedecendo a ordem regimental, como previsto no Edital Nº 001/2015, que trata do processo para a escolha do ouvidor, tendo sido o candidato eleito, Roberto Melado Cordeiro Júnior, proclamado pela presidente do colegiado, Norma Lavenère.

A presidente do conselho, defensora pública geral Norma Lavenère, agradeceu a presença e participação dos três candidatos, assim como da comissão e servidores envolvidos no processo eleitoral.

“Estou especialmente emocionada, porque aqui encerro um ciclo de dedicação à Defensoria Pública. Essa escolha é emblemática e histórica para a instituição. Parabenizo uma vez mais a comissão eleitoral e agradeço a vocês por aceitarem este convite e este desafio. Roberto Melado especialmente é sabedor das dificuldades que aparecerão. Não estarei à frente da Defensoria Geral em sua gestão, mas não tenho dúvidas que será exitosa. Que possa ser mais um instrumento em favor da construção da nossa Defensoria, de agregação, de proatividade e de positividade, na qualificação e eficiência dos nossos trabalhos e, cada vez mais, na nossa ponte e elo com nossos assistidos, que são a verdadeira essência do trabalho da Defensoria. Desejo que seu mandato enobreça a função de ouvidor e não tenho dúvida, se me permite o trocadilho, que os seus ouvidos diante da sua condição, serão por demais sensíveis e essenciais na construção desse trabalho. Parabenizo e desejo que seja esse instrumento de fortalecimento da Defensoria e de garantia absoluta de cidadania para os nossos assistidos e assistidas. Meus parabéns!”,
afirmou.

O novo ouvidor geral da Defensoria Pública, Roberto Melado Cordeiro Júnior, também se manifestou. “Quero somente agradecer aos membros do Conselho Superior e àqueles que, representados pela comissão eleitoral, organizaram essas eleições. Aos companheiros Djan e pastor Roberson, que de forma honrosa participaram dessa eleição. Essa caminhada só fortaleceu o respeito e a admiração que tenho pelos dois. Dizer que tentaremos ao máximo ser dignos desta eleição. Ser ouvidor geral da Defensoria é uma honra e pretendo trabalhar me dedicando, de forma exclusiva, para contribuir com esta grandiosa Defensoria que tanto admiro. Obrigado a todos e a todas”, disse.

O conselheiro defensor público Igo Castelo Branco Sampaio propôs, recebendo a concordância unânime do colegiado, uma moção de louvor ao trabalho exercido pela presidente e defensora pública geral Norma Lavenère, assim como ao vice-presidente e subdefensor público geral Francisco de Jesus Barbosa e à conselheira Alzira Motta e Bona Soares, corregedora geral da DPE-PI, que encerraram nesta data sua participação no Conselho Superior da Defensoria Pública. Em relação ao ouvidor eleito, o conselheiro desejou sucesso e colocou o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria à disposição para ajudar no que se fizer preciso. “A Defensoria só tem a ganhar com a ouvidoria”, disse.

O conselho também acatou, por unanimidade, a moção de louvor para a comissão eleitoral responsável pelo processo de escolha do ouvidor, proposta pelo vice-presidente e subdefensor público geral Francisco de Jesus Barbosa.

A presidente do conselho, defensora pública geral Norma Lavenère, agradeceu a presença de todos e declarou a sessão encerrada. “Encerro a sessão me despedindo do Conselho. Para vocês todas as honras e todos os agradecimentos, das partilhas e momentos que pude contar com a retidão, inteligência e competência de todos. Muito obrigada”, declarou dirigindo-se aos demais membros do colegiado.

Participaram da Sessão desta quarta-feira, além da presidente e do vice-presidente do colegiado, defensora pública geral, Norma Lavenère e subdefensor público geral, Francisco de Jesus Barbosa, respectivamente, os demais conselheiros Alzira Motta e Bona Soares, corregedora geral da DPE-PI; Humberto Britto Rodrigues; Igo Castelo Branco Sampaio; Verônica Acioly de Vasconcelos; Ulisses Brasil Lustosa; Sara Maria Araújo Melo e, representando a Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Castelo Branco Vasconcelos Neto.

Também estiveram presentes, os defensores públicos Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, Juliano de Oliveira Leonel, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Lia Medeiros do Carmo Ivo, secretária da comissão eleitoral do processo para a escolha do ouvidor geral e Alessandro Andrade Spíndola, diretor de Núcleos Especializados da DPE-PI. A sessão contou ainda com a presença de familiares dos componentes da Lista Tríplice.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews