Comissão ouve direção do Samu sobre denúncias de precariedade

07/04/2016 17h04


Fonte Alepi

A Comissão de Saúde, Comissão e Cultura, presidida pelo deputado Dr. Hélio (PR), realizou nesta manhã, (07), na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), reunião com o coordenador médico do SAMU Estadual, Gerardo Vasconcelos e o representante do Sindicato dos Médicos Estado do Piauí, Dr. Renato Leal, com a presença dos deputados Flora Izabel (PT), João de Deus (PT), Rubem Martins (PSB).

A iniciativa para propor a discussão foi do deputado Dr. Hélio, após a divulgação de denúncias por parte da diretoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí em relação às condições estruturais do Samu estadual em Teresina. “Foi observado após vistoria do CRM ao SAMU que existem demandas a serem corrigidas. Achei importante a Assembleia ser inserida nesse debate, contribuir e trazer soluções para a melhoria dos serviços para a população”, disse Dr. Hélio.

Imagem: AlepiComissão ouve direção do Samu sobre denúncias de precariedade.(Imagem:Alepi)

Gerardo Vasconcelos iniciou a fala relatando as dificuldades enfrentadas pelo SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na capital e nos municípios, entre elas citou: falta de médicos nos hospitais do interior; falta de estrutura das ambulâncias brancas (dos municípios) e principalmente a falta de preparo do pessoal do atendimento dos hospitais em relação à regulação do atendimento.

“Recebi ofício de um município alegando que um colega se negou a receber o paciente e isso fragiliza o sistema. Temos trabalhado em diversas frentes para amenizar o problema e capacitar os servidores para o recebimento dos pacientes”, disse.

Para Renato Leal, o maior gargalo consiste desde a origem uma vez que os hospitais não foram treinados para efetuar a abordagem inicial e não possuem estrutura e equipamentos suficientes para continuar o atendimento. “Não é que o nosso colega tenha recusado a atender o paciente, não adianta ficar somente com a responsabilidade se não tiver como prosseguir o atendimento iniciado pelo SAMU, por falta de equipamentos. É preciso ver o sistema como o todo, discutir e fazer toda a regulação”, relata. Além disso, Renato Leal frisa a importância de investir no pessoal da urgência com treinamentos.

Na oportunidade, o coordenador do SAMU informou que foi criado o NEU – Núcleo de Ensino em Urgência com o intuito de apresentar e capacitar estagiários para o sistema . “O processo de formação continuada amenizará essas situações”, comenta Dr. Hélio. O deputado Rubem Martins (PSB) se colocou à disposição para contribuir no que for necessário e ressaltou o serviço que segundo ele “com precariedade ou não, está sempre presente”.

Gerardo Vasconcelos finalizou dizendo que os problemas estruturais na sede do SAMU estão sendo sanados. Quanto às bases descentralizadas, o SAMU em parceria com o Governo Federal vem cobrando a regularização do serviço nos municípios onde foram constatadas irregularidades, como: ambulâncias com problemas mecânicos, seguros desatualizados e falta de recursos humanos. No Estado o SAMU possui 104 viaturas, 69 bases descentralizadas e atende cerca de 32 mil chamadas por mês.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: deputado, atendimento, samu