Começam eventos comemorativos que antecedem posse de Regina Sousa como governadora

29/03/2022 10h11


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoNessa segunda-feira (28) foi realizada uma cerimônia das religiões de matrizes africanas, na sede do Espaço Cultural

A Semana da posse da primeira governadora do Piauí, Regina Sousa, será marcada por uma série de atividades. Nessa segunda-feira (28), foi realizada uma cerimônia das religiões de matrizes africanas, na sede do Espaço Cultural “Esperança Garcia”, em Teresina.

O momento foi de oração, energização e agradecimento, que contou também com apresentações teatrais, dança e música. Nesta terça- feira (29), haverá um culto evangélico em Ação de Graças, na quarta (30) uma missa e na quinta-feira (31) será realizada a transmissão oficial do cargo.

Regina Sousa é a primeira mulher a assumir o Governo do Estado do Piauí de forma definitiva e ficará no mandado por nove meses. Ela também é a segunda mulher negra a ser governadora no país. Para a ativista do movimento negro, fundadora do Instituto da Mulher Negra do Piauí (AYABÁS), Sônia Terra, esse, sem duvidas, é um momento muito significativo.

“Ter uma mulher negra assumindo o Governo do Estado, uma mulher que traz na sua história toda uma resistência e luta pelo social . Os nossos passos veem de longe, lembramos aqui Esperança Garcia e Francisca Trindade. A nossa caminhada sempre foi de enfrentar resistência. Somos a maioria, mas ainda enfrentamos muitas desigualdades e ela hoje se torna um símbolo de que nós podemos chegar aonde quisermos. Representatividade importa e importa muito”, disse.
Imagem: DivulgaçãoComeçam eventos comemorativos que antecedem posse de Regina Sousa como governadora.(Imagem:Divulgação)

Para a educadora social Assunção Aguiar, que também integra o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, este é um momento histórico, sendo também a primeira governadora a ter dentro da programação oficial um evento voltado para as religiões de matrizes afro.

“Para nós foi um fato histórico no Piauí. Aquela cadeira é a nossa forma de acolher as nossas, como rainha, e dizer que estamos ao seu lado. Regina já tem um legado e com certeza vai deixar muito mais. Temos a certeza de que ela é uma das nossas e vai fazer a diferença”,
comentou .

O secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, esteve presente representando o governador Wellington Dias.

“Estou muito feliz em participar desse momento junto à comunidade negra do Piauí, que dá as boas-vindas à primeira governadora do Piauí. Foi uma celebração belíssima, cheia de energia positiva que mostra o compromisso de luta com a população negra e que, com certeza, vai seguir se Deus quiser”, disse.
Imagem: DivulgaçãoComeçam eventos comemorativos que antecedem posse de Regina Sousa como governadora.(Imagem:Divulgação)

A vice-governadora Regina Sousa destacou a importância do ato e diz que se sentiu emocionada com a homenagem.

“Eu quero agradecer ao que fizeram, foi muito emocionante. Eu sei o que é o sofrimento do povo negro desse país, eu sou de todas as lutas, na verdade. Eu quero nesses noves meses fazer pequenas coisas, mas significativas. Não vai ter porta fechada para ninguém”,
disse.

“Todos os seguimentos da negritude estavam aqui. Foi uma congregação, uma confraternização. Quero mostrar a beleza que é a fé da população negra. Toda religião é movida pela fé, então não há por que haver preconceito”,
finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: momento, regina, governadora