Ciro ressalta importância da CPI, agora criada, que investiga descontos ilegais no INSS
20/06/2025 11h54Fonte Ascom
Imagem: Ascom
Ciro ressalta importância da CPI, agora criada, que investiga descontos ilegais no INSS.
Ciro ressalta importância da CPI, agora criada, que investiga descontos ilegais no INSS.O senador Ciro Nogueira (Progressistas/PI) falou sobre a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, com o objetivo de apurar os descontos indevidos em aposentadorias.
Segundo investigações da Polícia Federal, mais de R$ 6 bilhões foram descontados ilegalmente dos benefícios de cerca de 4,2 milhões de segurados, através de convênios firmados entre o INSS e entidades associativas — sem autorização dos titulares. A operação levou à exoneração do presidente do INSS e à prisão de envolvidos no esquema.
“Esse é o maior escândalo de corrupção da nossa história. Um assalto contra quem mais precisa de proteção do Estado. Espero que a CPMI esclareça quem roubou o dinheiro dos aposentados”, disse o senador Ciro Nogueira.
Além de identificar os responsáveis e cobrar ressarcimento, o senador Ciro também pretende sugerir mudanças legislativas para impedir novos casos de descontos indevidos e fortalecer os mecanismos de proteção ao beneficiário do INSS. "Não é só investigar. É corrigir o sistema, impedir que isso volte a acontecer e assegurar que os aposentados sejam tratados com respeito e dignidade”, afirmou o senador.
"A criação da CPMI é uma resposta firme e necessária. Não podemos aceitar que o INSS, ao invés de proteger, tenha sido porta de entrada para um esquema criminoso. Nossa investigação vai até o fim. Vamos passar esse escândalo a limpo”, reforçou Ciro.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook










