Ciro Nogueira discute federação partidária para fortalecer bancadas no congresso

29/10/2023 11h33


Fonte 180 graus

Imagem: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAISSenador Ciro Nogueira(Imagem:REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS)Senador Ciro Nogueira

O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, e o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos (PRB), estão em avançadas discussões sobre a viabilidade de uma federação entre as duas siglas, visando fortalecer suas bancadas no Congresso Nacional. As cúpulas dos partidos têm acompanhado atentamente as dinâmicas políticas nos estados, enquanto, no Piauí, PP e Republicanos mantêm uma posição de oposição ao Palácio de Karnak.

Caso a federação se concretize, a nova entidade partidária contaria com uma bancada expressiva de 90 deputados na Câmara dos Deputados, consolidando-se como a segunda maior força no Congresso Nacional, atrás apenas do PL, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, a federação reuniria 10 representantes no Senado.

Essa movimentação é vista com entusiasmo por alguns membros de ambas as legendas, que enxergam a possibilidade de acomodar interesses locais e nacionais das duas siglas, com projeção para as eleições de 2026 e potencial influência na sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados, onde Marcos Pereira almeja assumir o comando a partir de 2025. As discussões continuam em andamento, marcando um momento crucial na política brasileira.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook