Ciro defende que Auxílio Brasil de R$ 600,00 seja aprovado através de PEC e não medida provisória

06/11/2022 14h55


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMinistro da Casa Civil Ciro Nogueira(Imagem:Divulgação)Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira

O ministro da Casa Civil Ciro Nogueira vem defendendo que a Constituição não permite a abertura de crédito extraordinário para pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600,00 em 2023 - promessa de campanha de Lula.

Para embasar sua posição, o ministro faz uso de um trecho do artigo 167 das Disposições Transitórias da CF: “A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender as despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública”.

Ciro Nogueira argumenta que o correto seria a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e não através de uma medida provisória.

A equipe do novo governo vai consultar o Tribunal de Contas da União (TCU) para a possibilidade de abertura de crédito extraordinário.

Para Nogueira, outro equívoco, vez que o Poder Legislativo não pode ser um puxadinho do TCU - órgão auxiliar do Congresso Nacional. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook