Bolsonaro se desculpa após mentir sobre vacina: "acúmulo nos testículos"

18/06/2023 13h37


Fonte meionorte.com

Imagem: Marcelo CamargoClique para ampliarBolsonaro se desculpa após mentir sobre vacina(Imagem:Marcelo Camargo)Bolsonaro se desculpa após mentir sobre vacina

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ) voltou a compartilhar informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19 no último sábado, 17 de junho, ao dizer que os imunizantes possuíam grafeno, que acumulariam "nos testículos e ovários". A declaração sem qualquer embasamento científico logo foi desmentida por especialistas na área.

Na ocasião, o líder da extrema-direita disse que tinha visto a informação na bula da vacina da Pfizer, porém, não há qualquer indicativo nesse sentido no material disponibilizado no site da farmacêutica.

“Agora vocês vão cair para trás . A vacina de RNA tem dióxido de grafeno, tá. Onde ele se acumula, segundo a Pfizer, que eu fui lá ver aquele trem? No testículo e no ovário. Eu li a bula”.

Com a repercussão negativa, o ex-presidente foi às redes sociais neste domingo (18) se desculpar pelo que ele classificou como um equívoco. Cabe indicar que durante a pandemia Bolsonaro foi extremamente criticado pelo comportamento negacionista, acumulando uma série de informações falsas sobre os imunizantes.  

"Em relação a uma conversa no dia de ontem, na cidade de Jundiaí (SP), sobre a existência de óxido de grafeno na vacina de tecnologia mRNA, houve um equívoco da minha parte. Como é de conhecimento público, sou entusiasta do potencial de emprego do óxido de grafeno, por isso inadvertidamente relacionei a substância com a vacina, fato desmentido em agosto de 2021. Mais uma vez lamento o falado e peço desculpas", disse.

Bolsonaro e sua família estão envolvidos no centro de uma polêmica sobre a vacinação; a Polícia Federal está apurando uma suposta fraude no cartão de imunização do ex-presidente, da ex-primeira dama Michele Bolsonaro e da sua filha mais nova. O ex-ajudante de ordens do líder da extrema-direita, coronel Mauro Cid, está preso.

O ex-presidente nega que tenha fraudado o documento e tem reafirmado que não se vacinou contra a Covid-19; no seu núcleo familiar, Michelle foi a única a se imunizar.
  

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, bolsonaro, grafeno