Bolsonaro promove aglomeração no Planalto para oficializar Ciro Nogueira na Casa Civil

05/08/2021 07h00


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO novo ministro afirmou que vai

O presidente Jair Bolsonaro realizou uma cerimônia nesta quarta-feira (4) para oficializar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) como novo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

O evento contou com a participação de ministros, senadores, governadores e demais convidados que se aglomeraram no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Não havia sequer cadeira para todos os presentes.

Nogueira foi nomeado por Bolsonaro na última quarta-feira (28), quando tomou posse formal e passou a despachar no cargo. O senador, agora licenciado do mandato, é presidente do PP e integrante do Centrão.

Segundo Bolsonaro, Ciro Nogueira terá a tarefa de "melhorar" a interlocução do governo com o Congresso Nacional. Até então, a função era exercida pelo general Luiz Eduardo Ramos, deslocado para a Secretaria-Geral.

Onyx Lorenzoni, que chefiava a Secretaria-Geral, passou a ser ministro do Trabalho e Previdência, pasta recriada por Bolsonaro.

No discurso, Ciro afirmou que será o "amortecedor" para "estabilizar" e "diminuir tensões".

"Eu gostaria que toda vez que Vossa Excelência me visse, lembrasse de um amortecedor. Acho que é assim que posso ser mais útil ao Brasil, ao governo de Vossa Excelência, à política e às instituições neste momento de grandes trepidações. Eu quero contribuir tal qual aquele equipamento, que pode estabilizar, diminuir as tensões, ajudar para que esta viagem seja mais serena, estável e confortável para todos", disse Ciro.

O novo ministro afirmou que vai "ajudar o Brasil a dar sinais certos para o onde estamos indo". Nogueira declarou que "a democracia é líquida e certa. Difícil por natureza, mas é a coisa certa".

Ciro Nogueira disse a Bolsonaro que estará ao lado do presidente para "auxiliá-lo a encontrar o rumo certo". O ministro disse ainda que é dever do governo preparar o país "para receber as eleições da forma certa".

Bolsonaro disse que a chegada de Ciro Nogueira vai fortalecer a interlocução com o Congresso e agradeceu Ramos pelo período à frente da Casa Civil.

"A chegada do Ciro é uma demonstração que queremos aprofundar relacionamento com o parlamento. Tudo passa pelo parlamento e o parlamento depende do governo para implementação", afirmou Bolsonaro.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também participaram da cerimônia.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook