Bolsonaro cita a Suécia como exemplo e diz que por ele Brasil adotaria o isolamento vertical

14/05/2020 14h46


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoJair Bolsonaro(Imagem:Reprodução)Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (14) que, por ele, o Brasil adotaria o isolamento vertical. Ele citou a Suécia como exemplo, mas não mencionou que o país escandinavo tem mais mortes por Covid-19 que os vizinhos, que adotaram o isolamento mais rígido.

O presidente deu a declaração durante uma reunião com empresários da indústria.

"O governo federal, se depender de nós, está tudo aberto com isolamento vertical e ponto final. Os governadores assumiram cada um a sua responsabilidade, houve uma concorrência entre muitos para ver o que fechava mais", disse Bolsonaro.

"Quem defendia mais a vida do teu eleitor, do cidadão do teu estado em relação aos outros. O governo federal nunca foi óbice. Se depender de mim, quase nada teria sido fechado, a exemplo da Suécia".

Na videoconferência, Bolsonaro afirmou ainda que os empresários precisam "jogar pesado" com o governador de São Paulo, João Doria, a fim de evitar um eventual lockdown no estado. Segundo Bolsonaro, trata-se de uma "guerra".

"E essa medida agora, que o Fabio Wajngarten falou aqui sobre São Paulo, ameaça de apagão total, é inimaginável. Um homem está decidindo o futuro de São Paulo. Está decidindo o futuro da economia do Brasil. Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado, jogar pesado, porque a questão é séria. É guerra", disse o presidente.