Bárbara do Firmino desiste de disputar Prefeitura de Teresina e anuncia apoio a Fábio Novo

18/10/2023 13h53


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsBárbara do Firmino anuncia apoio para Fábio Novo.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Bárbara do Firmino anuncia apoio para Fábio Novo.

A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) desistiu de disputar a Prefeitura de Teresina para apoiar a pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo (PT). O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (18), no Salão Nobre, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), e contou com a presença de deputados estaduais do PT e vereadores de Teresina.
 
O anúncio surgiu como surpresa no cenário político local, já que Bárbara do Firmino estava em pleno processo pré-campanha, na busca de apoios para a corrida eleitoral de 2024. Questionada sobre a motivação da mudança, Bárbara do Firmino revelou a falta de apoio do partido Progressistas em Teresina.
 
“Eu fico grata aos poucos progressistas que me acompanharam durante essa jornada. Eu senti muito a falta de apoio, falta de suporte por parte do grupo da oposição e é por isso que eu estou tomando essa decisão. Acredito que ele [Ciro Nogueira] vai ser comunicado, mas tenho certeza que ele vai entender o nosso lado”, explicou.
 
Quanto à composição da chapa de Fábio Novo, Bárbara do Firmino garantiu que não irá compor a vaga de vice. A parlamentar teceu elogios a Fábio Novo e citou a proximidade política do deputado petista ao ex-prefeito Firmino Filho, que morreu em 2021.
 
“Acredito muito nesse projeto de reconstrução. Acredito que o deputado Fábio vai fazer um excelente trabalho assim como ele fez na Secretaria de Cultura. Acredito que vai ser uma gestão de desenvolvimento, uma gestão que vai caminhar para frente e tomar novos rumos”, declarou.

Movimento contrário
 
A desistência de Bárbara do Firmino em concorrer à Prefeitura de Teresina vai contra o projeto do grupo de oposição liderado pelos partidos Progressistas, PSDB e União Brasil. O principal articulador do grupo é o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.
 
“Eu sigo no Progressistas. Sou grata ao senador Ciro Nogueira por esse apoio à minha campanha para deputada estadual, mas não comungo mais do mesmo projeto e estamos com esse projeto novo”, explicou.
 
Frente ampla
 
O deputado Fábio Novo comemorou a aliança com Bárbara do Firmino e disse que o acordo é inspirado no projeto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto candidato à presidência da República em 2022, quando reuniu ex-opositores no mesmo bloco.
 
“Existe um sentimento de reconstrução dessa cidade. Na segunda-feira (16), nós consolidamos o apoio de nove partidos políticos, os mais diversos possíveis. Nós consolidamos apoios de pessoas que nunca votaram com a gente”, destacou.
 
Segundo Fábio Novo, pesou na decisão de Bárbara a presença de ex-aliados de Firmino Filho. “Um exemplo concreto é o delegado Samuel Silveira. Eu sempre tive uma boa relação com a deputada Bárbara. Sempre coloquei para ela o meu carinho com o ex-prefeito Firmino Filho e a própria Lucy Soares”, afirmou.

 

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews