Bancada do Piauí espera definição de cargos federais após o Carnaval

01/03/2019 10h44


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarBancada do Piauí espera definição de cargos federais após o Carnaval.(Imagem:Divulgação)

A ala governista da bancada federal do Piauí no Congresso espera para logo depois do carnaval a definição do palácio do Planalto a respeito das indicações para os cargos federais no estado.

A bancada já se reuniu e discutiu a distribuição de cargos. Dessa discussão participaram nove representantes que darão apoio político ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). Os quatro que farão oposição não entraram no debate.

A interlocução entre a bancada governista e o Palácio do Planalto está sendo feita pelo deputado Átila Lira (PSB), que é o coordenador da representação federal piauiense. Átila já recebeu indicações dos critérios, bem como uma ideia do prazo para essa definição ocorrer: após o período carnavalesco. É ele quem leva a lista de cargos e o que caberia a cada parlamentar.

A maioria dos cargos segue nas mãos dos mesmos parlamentares que antes haviam indicado seus dirigentes no estado. Ciro Nogueira, por exemplo, pretende manter a indicação do dirigente da Codevasf, assim como Átila deve indicar os dirigentes da Funasa e da CPRM. Só será diferente se o Planalto fizer alguma ressalva particular.

Oposição ao governo Bolsonaro:
Senador Marcelo Castro (MDB) e deputados Rejane Dias (PT), Fábio Abreu (PR) e Assis Carvalho (PT).

Vão participar do Governo Bolsonaro:
Senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Ferrer (Pode) e os deputados Átila Lira (PSB), Júlio César (PSD), Flávio Nogueira (PDT), Iracema Portela (PP), Margarete Coelho (PP), Marina Santos (SD) e Marcos Aurélio Sampaio (MDB).

Os cargos de cada parlamentar:

SENADORES:

- Ciro Nogueira Codevasf
- Elmano Ferrer DNIT

DEPUTADOS:
- Átila Lira Funasa e CPRM
- Júlio César Correios e Incra
- Flávio Nogueira INSS
- Iracema Portela DNOCS e IPHAN
- Margarete Coelho Conab e SPU
- Marco Aurélio DNPM e ICMBio (se não houver fusão com Ibama)
- Marina Santos Ibama

OUTROS CARGOS:
Alguns cargos não relacionados a nenhum parlamentar, uns porque não devem sobreviver às mudanças no Governo Federal, outros pelo baixo interesse. Há ainda os casos de indicação de pessoal de carreira.
Indefinidos: Trabalho e MDA.
Cargos de Carreira: Embrapa, Polícia Federal, Infraero, Polícia Rodoviária Federal e Ministério da Economia.
Baixo interesse: Anatel.
Deixa de existir: Chesf-PI.
Eleição interna: Universidade Federal, IFPI e, no futuro, Universidade Federal do Delta.

Tópicos: governo, cargos, bancada