Autoridades prestigiam sessão solene em comemoração aos 35 anos de PT na Assembleia

23/02/2015 13h36


Fonte GP1

Uma Sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa do Piauí fez uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores pelos seus 35 anos de fundação.

Várias autoridades políticas do Estado participaram da sessão, como o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o deputado Fábio Novo (PT) que foi o autor da proposta da sessão, a presidente estadual Regina Sousa, o senador Elmano Ferrer (PTB), os deputados Assis Carvalho (PT), Flora Izabel (PT), Robert Rios (PDT), Nerinho (PTB), Francisco Limma (PT), Júlio Arcoverde (PP), Janaina Marques (PTB), Luciano Nunes (PSDB), entre outros.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades prestigiam sessão solene em comemoração aos 35 anos de PT na Assembleia.(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)

Segundo Wellington Dias o partido foi criado com o objetivo de ajudar na democracia brasileira e atender a toda a população, e não apenas uma minoria. Ele ainda destacou avanços que o país fez com a ajuda de Lula e Dilma. Wellington ainda falou sobre as críticas contra o partido.

"Sei que parece que existe um movimento anti-PT. O movimento é anti-política. Pesquisa aponta que o PT tem a preferência dos eleitores. Hoje vivemos um momento delicado onde se descriminaliza a política. Desses 35 anos, eu quero dizer o orgulho que tenho de ser do PT e dizer que esse será o único partido da minha vida. Tem seus problemas, mas vamos resolver. Temos que ser um instrumento para o povo e não pelo poder”, disse.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias (PT)(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias (PT)

O governador ainda defendeu a reforma política e afirmou que o sistema atual não está funcionando.

“Nenhum partido sobreviverá com as regras atuais. Temos um modelo que cria até mesmo disputas internas. Tem político com medo [das mudanças que ocorrerão com a reforma política], mas ao atual sistema não está funcionando. Temos aí a fidelidade partidária. Temos que dar liberdade aos políticos. Somos escravos do partido. Também precisamos ter a unificação das eleições. O fim da reeleição. O fim da coligação. É preciso ter a criação do fundo partidário e acabar com o financiamento de pessoas jurídicas. São coisas importantes e que temos que ter a coragem de fazer. Infelizmente não posso dizer que seja fácil, mas e fizermos o povo compreender ela acontecerá. Acontecerá mais rápido se vier um movimento maior de fora para dentro do Congresso”, disse.

Para a presidente estadual do PT, o partido levou oportunidades para os mais pobres. “As conquistas não são nossas e sim da população. Se você pegar os dados sociais, econômicos, todos os dados que você quiser, de 2002 até agora que você vai ver isso. Principalmente em relação a pobreza. O Piauí comemorou mais de 150 mil ligações pelo Luz para Todos. Quem se lembrava de levar luz para os pobres, para zona rural?. Foi o PT que fez isso. Então invertemos as prioridades. Muitas pessoas não compreendem nem gostam do PT, pois tem nojo de ver pobre em Aeroporto, mas não posso fazer nada. Pobre hoje está andando de avião. Foi uma inversão de prioridades, que tem agradado muita gente, apesar de ter gente que não gosta”, disse Regina Sousa.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades prestigiam sessão solene em comemoração aos 35 anos de PT na Assembleia.(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Autoridades prestigiam sessão solene em comemoração aos 35 anos de PT na Assembleia.(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)

Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica