Assis quer garantias que projeto da reeleição não será alterado

26/11/2018 11h00


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarDeputado Assis Carvalho (PT)(Imagem:CidadeVerde.com)Deputado Assis Carvalho (PT)

O presidente do PT no Piauí, deputado Assis Carvalho, se reuniu com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco Limma, para discutir a proposta do MDB de acabar com a reeleição para o presidente da Assembleia. Assis afirma que o PT quer garantias que a lei será para valer e que nãos era alterada no futuro, com base nos interesses do MDB.

Em entrevista ao CidadeVerde.com, ele lembra que em 2014 uma lei parecida foi aprovada. Modificada em seguida, garantindo que Themístocles Filho pudesse concorrer novamente à presidência da Casa.

“Não é a primeira vez. Essa história já se repetiu em outras legislaturas. Uma lei que é encaminhada e durante o mandato é revogada, precisa ser refletida. Tratei com o deputado Francisco Limma (PT), que é o líder do governo na Assembleia, porque eu precisamente sou favorável à lei, mas é preciso encontrar um jeito que garanta que a lei é para valer. Que ela não seja alterada mais uma vez no futuro”, declarou.

Assis afirma que os deputados interessados em concorrer à presidência da Casa não podem ser iludidos.

“Eu defendo porque sou contra a reeleição para presidente do parlamento, na mesma gestão, em uma Casa de iguais. Mas preciso encontrar um jeito de que a lei tenha um tempo de distância. Se fizer uma lei só para alimentar a esperança dos deputados que querem uma oportunidade e no meio é novamente revogada. Isso não tem sentido. Temos que discutir um método que a lei passe a valer, não apenas uma lei para jogar para a platéia”
, afirma.

O líder do PT diz que não pegaria bem Themístocles ser candidato à presidência pela oitava vez. "Eu acho que o Themístocles não se sente bem sendo candidato pela oitava vez. Eu acho que o nome dele se coloca só para abrir o diálogo. Acho que ele se sente até mal se tiver um pouco de sentimento de iguais na Casa. Ele nunca tratou disso com o PT. Se essa lei for apenas para possibilitar a candidatura de Themístocles, pela oitava vez, não tem sentido. Espero que uma coisa não esteja ligada a outra. A lei tem que ser para sociedade, não para interesses pessoais. Não quero acreditar que um parlamentar experiente pense nisso”, disse.

Segundo Assis, o acordo entre PT e Progressistas continua mantido. “PT e PP estão trabalhando essa linha de que possamos apresentar candidaturas. O PT em um momento e o PP em outro. Então nada vai ser atropelado, estamos discutido nesta linha".


Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica