Assembleia presta homenagem as deputadas pioneiras

08/03/2023 09h20


Fonte Alepi

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarAssembleia presta homenagem as deputadas pioneiras.(Imagem:Divulgação)Assembleia presta homenagem as deputadas pioneiras.

Será realizada hoje a sessão especial em homenagem às 24 mulheres que conquistaram mandato na Assembleia Legislativa do Piauí. A homenagem faz parte da programação do mês de março dedicado as mulheres. Além da sessão especial, uma exposição com imagens e a biografia das 24 parlamentares será realizada na Praça do Povo. Saiba quem foram e quem são as mulheres que já conquistaram mandato na Alepi:

Josefina Ferreira Costa - JOSEFINA COSTA

Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira Costa foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. Além de marcar a história política piauiense, essa mulher vanguardista também fez história na política nacional como a segunda deputada do Brasil. Foi eleita para a 7ª Legislatura, com 6.335 votos, pela Aliança Renovadora Nacional, antiga ARENA. Cumpriu mandato no período de 1971 a 1974, durante o qual integrou a Mesa Diretora da Assembleia, ocupando o cargo de 4ª secretária.

Casada com o ex-deputado e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Piauí Raimundo Vaz da Costa Neto, Josefina deixou a política logo após o término do mandato, a pedido do marido.

Aos 89 anos, compareceu ao Cartório Eleitoral da 20ª Zona, com sede em São João do Piauí, para realizar o seu recadastramento biométrico. Mesmo não sendo mais obrigada a votar, em razão da idade, deu um belo exemplo de cidadania ao atender o chamamento da Justiça Eleitoral.

Margarida Maria Ribeiro Melo - MARGARIDA MELO

Nascida em Campo Maior, foi eleita deputada estadual da Assembleia Legislativa do Piauí em 1998 com 12.251 votos. Atuava como professora de primeiro e segundo grau.

É de tradicional família da cidade de Campo Maior com atuação na agropecuária e no comércio. No mandato parlamentar pôde contribuir com as gestões da cidade.Durante seu período na Alepi participou de momentos históricos como a cassação do então Governador Mão Santa. Outra mudança importante da legislatura foi a transferência do horário das sessões para o turno da manhã.

Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes - PROFESSORA ELZA BUCAR

Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes é descendente de tradicional família síria (Bucar) e libanesa (Waquim) radicada em Floriano. Cresceu nesse ambiente familiar que a influenciou para as atividades comerciais e de empreendedorismo.

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduada em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Iniciou a carreira docente em 1970 como professora de Ciências e Biologia e em 1983 ingressou na Universidade Federal do Piauí, campus de Floriano, para ministrar Microbiologia e Parasitologia, Nutrição e Dietética. Fundou a Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF. Por seu trabalho como farmacêutica, recebeu comenda do Conselho Federal de Farmácia.

Na política, exerceu mandatos de vereadora na cidade de Floriano e de deputada estadual com 14.877 votos nas eleições de 2010. Foi a primeira rotariana mulher do estado do Piauí. Destacou-se ainda no esporte nacional conquistando o título de campeã brasileira de tênis de mesa nos Jogos Universitários na década de 1970. Foi uma grande incentivadora do esporte na cidade de Floriano.

Francisca das Chagas Trindade - FRANCISCA TRINDADE

Natural de Teresina, se elegeu para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí em 1998 com 26.088 votos, sendo a quarta candidatura mais votada. Na eleição estadual seguinte, 2002, foi votada por 165.190 piauienses para o cargo de deputada federal, recorde que perdurou até 2010. Na década de 1990 foi vereadora de Teresina por duas vezes.

Foi a primeira mulher negra a assumir o cargo de deputada estadual e protagonista de diversos movimentos sociais do estado, nos quais construiu a sua vida política. Entre eles, as organizações de base da Igreja Católica e as entidades comunitárias. Chegou à presidência da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí.

Em 2003, desmaiou durante discurso na Conferência Estadual de Apicultura e Pesca, em Teresina, e, apesar do atendimento de urgência médica, faleceu por conta de um aneurisma cerebral.

No ano seguinte, foi aprovada resolução na Assembleia Legislativa do Piauí dando o nome de Francisca Trindade ao salão nobre da Casa. Dois anos depois, outra resolução instituiu medalha com o nome da parlamentar para ser entregue a mulheres

piauienses que tenham se destacado em ações profissionais em defesa do direito da mulher.

Maria José Ribeiro de Carvalho - MARIA JOSÉ LEÃO

Deputada Estadual do Piauí na 14ª e 15ª Legislaturas, Maria José Ribeiro de Carvalho nasceu em Floriano. É filha de Francisco Clementino Ribeiro (ex-vereador) e Maria Coêlho Ribeiro (comerciante), ambos in memorian.

Casada com o ex-deputado e ex-prefeito de Floriano José Leão Azevedo de Carvalho, com quem tem três filhos e 12 netos.

Formada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduada em Políticas Públicas, Gestão e Serviço Social pela Universidade Cândido Mendes.

Secretária administrativa e professora da Unidade Escolar Fauzer Bucar, de Floriano. Professora da Unidade Escolar Paulo Ferraz, de Floriano.

Assistente Administrativa do Colégio Agrícola Amilcar Ferreira Sobral (UFPI). Secretária do Trabalho e Assistência Social do município de Floriano.

Diretora Administrativa Financeira por seis anos da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto Seco) em Teresina.

Ana Paula Mendes Araújo de Carvalho - ANA PAULA

Iniciou sua jornada política em 1996 como a primeira prefeita da cidade de Sebastião Leal, cargo para o qual foi reeleita em 2000. Está exercendo o seu terceiro mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí, onde já esteve nas legislaturas de 2007 a 2010 e 2011 a 2014.

Foi a primeira mulher a exercer o cargo de secretária de Estado de Justiça. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Durante o terceiro e o quarto mandato do governador Wellington Dias ocupou a Secretaria de Estado da Assistência Social. De forte atuação na região sul do Piauí, Ana Paula Mendes de Araújo, nasceu em Guadalupe. É filha de Iani Mendes de Araújo e Francisco Donato Linhares de Araújo, mãe de Daniel Carvalho e Henrique Carvalho.

Entre as leis de sua autoria que foram aprovadas estão a que torna obrigatória a reserva de vagas para mulheres grávidas e crianças de colo em estacionamentos de estabelecimentos comerciais e a que institui a meia entrada para doadores de sangue em eventos culturais, esportivos e de lazer.

Tazmânia Gomes de Medeiros Oliveira - BELÊ MEDEIROS

Nascida em Picos e com forte atuação política e social na região, principalmente, nas áreas da saúde, educação e da defesa das pessoas com deficiência. Belê é casada e tem três filhos, é formada em pedagogia e graduanda em Jornalismo e Publicidade.

Tem experiência profissional como empresária no segmento de envase de água mineral, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Picos, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) daquele município, professora universitária na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde de Picos no quadriênio 2005-2008.

Belê Medeiros consolidou a sua carreira política em 2000 quando foi candidata nas eleições municipais ao cargo de vice-prefeita de Picos. Em 2010, 2014 e 2018 foi eleita deputada estadual representando a grande região de Picos. Na Alepi, chegou a ser presidente da Comissão de Administração Pública e Políticas Públicas.

Maria das Graças de Moraes Souza Nunes - GRACINHA MÃO SANTA

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza e em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, e especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Atuou durante vários anos construindo obras e prestando consultoria na área da engenharia civil. Isso contribuiu para a sua gestão como secretária de Infraestrutura do município de Parnaíba na qual construiu e revitalizou praças, quadras poliesportivas e viabilizou obras como a Ponte Pedra do Sal, a revitalização da orla da praia Pedra do Sal e da orla Beira Rio do bairro Santa Isabel.É filha, defensora e continuadora do legado político e social de Mão Santa e Adalgisa. Eles são o espelho de sua carreira política que teve como primeiro resultado a eleição para o cargo de deputada estadual da Assembleia Legislativa do Piauí em 2022 com 39.515 votos. No mandato, ela defende iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de todo o Piauí mantendo especial atenção à Planície Litorânea.

Janaínna Pinto Marques - JANAÍNA MARQUES

Eleita para o terceiro mandato seguido de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí, a parlamentar teve 49.692 votos em 2022. Já foi prefeita das cidades de Joca Marques e Luzilândia e superintendente de desenvolvimento urbano da zona Sul na sua cidade natal, Teresina. O primeiro cargo eletivo foi exercido aos 21 anos.

A proximidade com a comunidade, a educação e o lazer estão entre as suas prioridades desde quando foi prefeita. Por isso trabalhou e continua trabalhando pela saúde pública, por avanços nos indicadores educacionais, na assistência aos idosos, jovens, mulheres e crianças e na construção e revitalização de praças e equipamentos esportivos. O afinco foi mantido enquanto secretária de Estado da Infraestrutura.

É licenciada em História, casada e mãe de três filhas. Sua atuação política tem sido de atenção a todo o Piauí e foco na região Norte, com destaque às cidades de Luzilândia, Esperantina, Porto, Joca Marques, Madeiro, entre outras.

Jovenília Alves de Oliveira Monteiro – JÔVE OLIVEIRA

Natural do município de Piripiri, é uma comunicadora que tem no rádio a sua grande paixão. Trabalha no meio desde 1995, quando ainda tinha 18 anos. Sua dedicação fez com que, em apenas quatro anos, já dirigisse a FM 4 de Julho, emissora comunitária de sua cidade natal que alcançou grande audiência a partir de seu trabalho.

Em 2004, decidiu entrar na vida pública, inspirada no pai, vereador Abdias Alves Monteiro. Quatro anos depois foi eleita e conseguiu a reeleição em 2012, sendo uma das vereadoras mais atuantes da Câmara Municipal de Piripiri. Disputou o cargo de deputada federal em 2014 e obteve mais de 15 mil votos em sua cidade, sendo uma das votações mais expressivas da história de Piripiri para um mandato na Câmara dos Deputados. Quatro anos depois obteve 14.199 votos para a Assembleia Legislativa do Piauí e ficou na 5ª suplência. Isso lhe propiciou assumir como deputada estadual em 25 de agosto de 2020.Ela permaneceu por pouco tempo na Casa Legislativa estadual porque no mesmo ano foi eleita prefeita de Piripiri nas eleições do mesmo ano. O cargo já havia sido almejado em 2016, quando Jôve perdeu por apenas 227 votos.

Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins - LILIAN MARTINS

Nascida em Teresina, foi eleita deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí em 2006 e 2010. Nas duas vezes foi a candidatura com a maior quantidade de votos. Foi autora da lei que destina no mínimo 50% das unidades residenciais financiadas por meio de programas habitacionais do estado a mulheres responsáveis pelo sustento da família. Chegou a ocupar a vice-presidência da Casa.

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Administração Hospitalar e Sanitária pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. A formação e a experiência a conduziram para exercer o cargo de secretária de Estado da Saúde.

Lilian Martins também tem formação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí e é Mestra em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Desde 2012 é conselheira do Tribunal de Contas do Estado e exerceu a presidência no biênio 2021-2022 depois de já ter ocupado diversos postos como Ouvidora Geral, Controladora Geral e Corregedora.

Lucy de Farias Carvalho Soares - LUCY SOARES

Nasceu em Recife, mas construiu a vida em Teresina para onde se mudou no início dos anos 1990. O seu trabalho pela cidade foi reconhecido por meio da entrega do título de cidadania teresinense pela Câmara de Vereadores da capital em 2013.

Durante a primeira administração do marido, prefeito Firmino Filho, exerceu o cargo de subsecretaria na Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente. Depois, liderou a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que viria a se tornar Secretaria. Entre as iniciativas da área, estiveram as criações do serviço de atendimento integral às mulheres e crianças, Amor de Tia, do Centro de Referência das Mulheres em Situação de Violência Esperança Garcia e do programa Profissionalizar Mulher.

Em 2018, com 57.384 votos, foi eleita para o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí. Durante seu mandato, 15 proposições de Lucy Soares se tornaram leis, sempre com foco em crianças e adolescentes, no combate à violência contra a mulher e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.]

Marilene Luz Aguiar - MARILENE AGUIAR

Foi eleita para o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí em 2002 com 18.493 votos. Natural de Itainópolis, chegou a ocupar a secretaria executiva do Meio Ambiente da Prefeitura de Teresina. No cargo participou de todos os conselhos municipais, representou a capital em encontros nacionais e revitalizou alguns espaços.

Outro cargo em que se destacou foi na Diretoria de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo. Na missão contribuiu para fomentar, promover e estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora no Piauí,por meio de políticas públicas, do aperfeiçoamento técnico-profissional dos empreendedores e da melhoria da produtividade, principalmente, daqueles que tem maior vulnerabilidade social.Enquanto parlamentar, teve atenção à região de Itainópolis e aos evangélicos.

Rejane Ribeiro Sousa Dias - REJANE DIAS

Ocupou os cargos de deputada estadual, deputada federal, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, secretária de Estado da Educação e coordenadora estadual para Integração da Pessoa com Deficiência. Atualmente, a filha de São João do Piauí é conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Nos trabalhos como secretária, foi atuante em projetos de reinserção de jovens infratores, nas Farmácias Populares e na Delegacia do Idoso. Mas o maior destaque foi pelo seu trabalho na criação de uma rede estadual de reabilitação que a qualificou para receber o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em 2008.

Em 2010, foi eleita deputada estadual da Assembleia Legislativa do Piauí com 55.177 votos, sendo a segunda mais votada naquela eleição para o cargo. Durante seu mandato foram transformadas em lei cerca de 40 matérias de sua autoria, entre elas, projetos com enfoque nos direitos das pessoas com deficiência e no combate aos efeitos do alcoolismo.

Teresa dos Santos Sousa Britto - TERESA BRITTO

Nasceu em Piripiri, mas construiu sua carreira política na cidade de Teresina com vínculo aos movimentos sociais da Igreja Católica. Foi secretária executiva de Assistência Social da capital e o reconhecimento de seu trabalho a alçou a ser eleita quatro vezes para a Câmara de Vereadores de Teresina. Enquanto legisladora municipal foi autora de mais de 200 leis.

Com 19.532 votos, foi eleita em 2018 para ocupar o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí. Trabalhou cobrando melhorias para a saúde pública e nas defesas do meio ambiente e das mulheres. Realizou vistorias em diversos hospitais do estado que contribuíram para a oferta de serviços com melhor qualidade para a população. Ao todo, mais de 60 proposições de sua autoria se transformaram em projetos de lei. Alguns deles focados na defesa dos animais que é uma importante bandeira de Teresa Britto.É formada em Psicologia e tem especialização em Políticas Públicas Municipais pela Universidade Federal do Piauí e em Psicologia do Trabalho pela Universidade Estadual do Piauí. Sua atuação política e profissional a alçaram à vice-presidência nacional do Partido Verde e a ser membro do Conselho Curador da Fundação Verde Herbert Daniel.

Margareth de Castro Coelho - MARGARETE COELHO

Advogada com atuação na Justiça Eleitoral e Federal. Especializou-se em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catariana; em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí; e em Direito Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PI. Foi professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí e de outras faculdades instaladas no estado.

Foi Diretora da OAB, Seccional Piauí, e presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública por vários mandatos na mesma entidade. Ocupou os Cargos de Subsecretária de Justiça e Subsecretária de Administração no Estado do Piauí.

Em 2010, foi agraciada com o Prêmio "Educação em Direitos Humanos", na categoria "Personalidade". Elegeu-se deputada estadual da Assembleia Legislativa do Piauí no mesmo ano com 22.749 votos. Durante o mandato, 10 proposições suas se transformaram em leis e teve atuação destacada nos temas meio ambiente e defesa do direito da mulher.

Natural de São Raimundo Nonato, também ocupou os cargos públicos de vice-governadora do estado e deputada federal. Atualmente, é diretora administrativa e financeira do Sebrae nacional.

Nize de Caldas Brito P. Damasceno - NIZE RÊGO

Graduada em Pedagogia e especializada em Marketing pela Universidade Federal do Piauí, foi coordenadora do Programa Federal "Progestão" da Secretaria Estadual de Educação.

Iniciou sua vida pública como Secretária de Assistência Social de Barras, órgão em que desenvolveu vários projetos sociais como: “Trabalho é Vida", "Gravidez Saudável, Criança Feliz", "Debutante Cidadã", "Centro de Produção e Formação Têxtil", "Enxoval do Bebê". Atendeu mais de 5 mil pessoas com capacitações profissionais, fundou a Companhia de Balé Dançarteo Barras Futebol Clube.

Chegou ao cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Piauí após ser eleita em 2010 com 10.545 votos. Entre os seus projetos que se transformaram em lei, está a obrigatoriedade da inserção de disciplinas nos ensinos médio e fundamental que ensinem conteúdos e metodologias aplicadas com o tema Conviver com o Semiárido. Também apresentou diversos requerimentos exigindo melhorias para o seu município natal, Barras, e região com demandas de estradas, abastecimento de água e consultoria rural.

Maria do Amparo Paulo Paes Landim - AMPARO LANDIM

Eleita em 2010, com mais de 20 mil votos, Maria do Amparo Paulo Paes Landim tomou posse efetivamente como deputada na Assembleia Legislativa do Piauí em janeiro de 2013. A posse ocorreu após a saída do ex-deputado Firmino Filho para assumir o cargo de prefeito de Teresina.Professora da Rede Estadual de Ensino, Amparo Landim é filha de Natália Ferreira Paes Landim e Francisco Antônio Paes Landim Neto, ex-prefeito de São João do Piauí e deputado estadual constituinte.

Amparo Landim foi presidente do Serviço Social de São João do Piauí durante 20 anos, secretária de Educação do município e diretora da 12º Regional de Educação. Na Assembleia, atuou na defesa do desenvolvimento da região da sua cidade natal, São João do Piauí, especialmente no que diz respeito a questões relacionadas à saúde da mulher e à seca que assola o Piauí, no intuito de minimizar os efeitos da estiagem sobre a vida da população. Projetos ligados ao combate à violência contra a mulher e à segurança pública também estavam entre as bandeiras de luta do seu mandato.

Bárbara Carvalho da Silveira Soares Macêdo - BÁRBARA DO FIRMINO

Bárbara Carvalho da Silveira Soares Macêdo adotou o nome político “Bárbara do Firmino” em homenagem ao pai, o ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, a quem sempre se reporta como exemplo de homem público e de atuação. Sua mãe é a ex-deputada Lucy Soares. Bárbara é casada com o advogado Breno Macedo.

Trabalhou como médica em vários municípios do estado, dedicando sua vida a levar acolhimento e saúde a quem mais precisa. Foi eleita em 2022. Com 35.276 votos, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Piauí.

Presidente dos Jovens Progressistas do Piauí, Bárbara atua em defesa da juventude. A parlamentar aposta no potencial transformador dos jovens e na educação como elemento fundamental para a construção de uma sociedade melhor para todos.Defendendo o legado do pai, Bárbara do Firmino costuma destacar sua ligação com a capital nos pronunciamentos que faz na tribuna da Assembleia. A participação dos jovens e das mulheres na política é um das bandeiras da parlamentar.

Elisângela Maria dos Santos Moura - ELISÂNGELA MOURA

Elisângela Maria dos Santos Moura é agricultora familiar e sindicalista, filha de agricultores familiares.

Sua trajetória como sindicalista começou cedo, aos 16 anos de idade, quando assinou sua filiação no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil.

Em 1993, filou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Desde então, luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Em 1997, iniciou sua trajetória como secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil e suplente da Diretoria Executiva da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí – FETAG-PI.

Em 2004, foi eleita presidente do Sindicato de Monsenhor Gil. Em 2006, foi a primeira mulher a assumir o cargo de secretária de Finanças e Administração da FETAG-PI. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi eleita presidenta da FETAG-PI em 2014, sendo reeleita em 2018.

Nesse mesmo ano, concorreu ao pleito de deputada estadual do Piauí, ficando na 6ª suplência, com 20.997 votos. No dia 17 de junho foi empossada como a primeira agricultora familiar no Parlamento piauiense.

Flora Izabel Nobre Rodrigues - FLORA IZABEL

Flora Izabel é economista formada pela Universidade Federal do Piauí, instituição onde também cursou Letras e especializou-se em Políticas Públicas.

Ingressou no serviço público em 1983, atuando na Delegacia Federal de Agricultura do Piauí, de onde se licenciou em 1997 para o primeiro mandato eletivo como vereadora de Teresina.

Teve sua vida acadêmica marcada pela militância no movimento estudantil, do qual foi líder na década de 1980, à frente da resistência à ditadura militar no Piauí.

Fundou o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Piauí, sendo a primeira a presidir a entidade.Atuou como presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, no biênio 96-98. Foi a primeira candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil, nas eleições majoritárias de 1994.Foi eleita vereadora de Teresina em 1996 e reeleita em 2000. Dois anos depois, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, sendo a primeira mulher a exercer a liderança de um governo na Casa.

Reeleita deputada estadual nas eleições do ano de 2006, tornou-se também a primeira mulher a assumir a vice-presidência da Assembleia Legislativa.Em 2021, foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, onde exerce a função de Controladora Interna.

Juliana de Melo Falcão - JULIANA MORAES SOUZA

Juliana Moraes Souza é filha de Augusto Falcão Lopes e Maria de Lurdes Melo. Nasceu em Teresina, mas tem grande atuação junto à população piauiense que reside no litoral.

É bacharel em Direito e sempre atuou na vida pública como colaboradora em relevantes serviços prestados na área social. No período de 1 de junho de 1998 a 1 de junho de 2000, exerceu o cargo de diretora geral do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Foi eleita deputada estadual do Piauí para a 17ª Legislatura, de 2011 a 2014, sendo reeleita para a 18ª Legislatura, de 2015 a 2018.

Foi presidente da Comissão de Administração Pública e Política Social, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Juventude. Também atuou como membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Simone Pereira de Farias Araújo – SIMONE PEREIRA

Natural de Floriano, a deputada Simone Pereira foi eleita deputada estadual do Piauí com 27.102 votos, tendo políticas de proteção social e garantia de direitos como pautas principais de seu mandato. Começou na política através dos movimentos sociais e comunitários, quando participou da organização da Associação de Moradores da Vila Cidade Jardim, em Teresina. Como assistente social, participou do processo de implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí.

Simone Pereira possui mais de 30 anos de vida pública. Já esteve à frente de importantes cargos no Governo do Estado e Prefeitura de Teresina. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; foi diretora do Departamento de Proteção e Direitos da Criança e do Adolescente – DPDCA, do Serviço Social do Estado; foi secretária executiva da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, em Teresina; além de ter sido assessora técnica da Associação Piauiense de Municípios - APPM. Foi secretária estadual de Defesa Civil, coordenadora do Desenvolvimento Social e Lazer – CDSOL e secretária de estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural – SEAGRO.

Lusieux Feitosa Coelho - LIZIÊ COELHO

Filha de Bianor Leite Feitosa e Luzia Teixeira Feitosa, Liziê Coelho nasceu em Paulistana. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e especialista em Gestão em Serviços de Saúde. Foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2010, com mais de 28 mil votos, conquistando a reeleição em 2014. Atuou no Parlamento piauiense na 17ª, 18ª e 19ª Legislaturas.

Nesse período, assumiu a presidência de várias comissões técnicas da Assembleia Legislativa: Comissão de Administração Pública e Política Social; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão de Saúde, Educação e Cultura; Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; e Comissão de Energia e Mineração.

Foi secretária de Assistência Social e secretária de Infraestrutura do município de Paulistana e atuou como presidente da Associação Piauiense de Primeiras Damas entre os anos de 2006 e 2008.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, assembleia, mulher