Assembleia garante votação do piso dos professores na próxima semana

25/02/2015 13h50


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarThemístocles Filho(Imagem:Alepi)Deputado Themístocles Filho

A respeito de informação divulgada nesta quarta-feira (25), de que a Assembleia Legislativa estaria impedido a implantação do piso salarial nacional para os professores do Piauí, o presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB), afirmou, ao falar com representantes do Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí) em seu gabinete, que a votação do Projeto de Lei que trata do piso salarial dos professores ocorrerá na próxima semana e que todos os parlamentares votarão a favor da matéria.

Conforme acordo e discussão que já havia sido tratada com o Governo do Estado. Segundo o presidente a lei já existe e o que resta à Assembleia fazer é apenas aprovar a regulamentação do pagamento retroativo.

O novo piso nacional da categoria é de R$ 1.917,78.

Themístocles Filho afirmou ao diretor do Sinte-PI, Manoel Rodrigues, que estava acompanhando de vários professores, que o piso é definido por uma lei nacional e caberá à Assembleia apreciar o pagamento do novo piso com efeito retroativo a primeiro de janeiro deste ano, de acordo com a proposição encaminhada ao Legislativo pelo governador Wellington Dias.

Os professores questionaram o presidente da Assembleia sobre a forma como o Governo pagará o novo piso retroativamente e Themístocles Filho respondeu que isso poderá ser feito através de uma folha suplementar. “O certo é que até a quinta-feira, vamos apreciar e aprovar a proposta. Com certeza, nenhum deputado votará contra a matéria”, frisou ele.

Themístocles Filho confirmou que prosseguem as reuniões dos líderes partidários visando definir a formação das comissões técnicas da Casa, o que, segundo ele, deverá ocorrer nas próximas horas. “As reuniões para tratar sobre as comissões estão se verificando a todo instante”, acrescentou ele.