Ao assumir governo, Regina Sousa (PT) se tornará primeira mulher governadora efetiva do Piauí

28/03/2022 13h02


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoVice-governadora do Piauí Regina Sousa assumirá governo dia 31.(Imagem:Reprodução)Vice-governadora do Piauí Regina Sousa assumirá governo dia 31.

As solenidades para a vice-governadora Regina Sousa (PT) assumir efetivamente o governo do Piauí iniciam nesta segunda-feira (28). A previsão é de que no dia 31 o atual governador Wellington Dias (PT) deixe o cargo para concorrer às eleições de outubro de 2022. Nesta segunda será realizada uma cerimônia das Religiões Afro-Brasileiras no Memorial Esperança Garcia, às 19 horas.

Na terça-feira (29) haverá um culto em ação de graças às 19h na Igreja Batista Nacional Bereana, na avenida Prefeito Freitas Neto, s/n na Praça da Bíblia, no bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina.

Já na quarta-feira (30), às 17h, é a Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora de Lourdes na Avenida Barão de Gurgueia, no bairro Vermelha, na Zona Sul da capital.

A sessão solene de posse ocorre às 9h30 da quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. E depois da Cerimônia de Transmissão de cargo no Palácio de Karnak, sede do governo estadual.

Expectativa

Regina Sousa falou sobre as expectativas com relação ao seu papel à frente do executivo estadual, já que será a primeira governadora do Piauí de forma efetiva. O Piauí já teve uma vice-governadora, Margarete Coelho, mas que só assumiu o governo de forma interina.

“Eu me sinto feliz. Será um desafio e tanto, não apenas por ser mulher. Para qualquer um, seja homem ou mulher, assumir um Estado, uma cidade, um país, cuidar da vida do povo, é muita responsabilidade. Estou preparada, pensando em coisas que eu possa desenvolver e que tenham a ver com meu jeito, com minhas metas, com minhas causas”
, disse Regina.

Sousa coordena o PRO Piauí Social e disse que vai priorizar os cuidados da população vulnerável. “Eu quero cuidar das pessoas que estão precisando, que são invisíveis e isso, geralmente, não gera notícias, as pessoas não veem. Mas, eu considero que a grande obra da minha vida é trabalhar com essas pessoas, que é tudo que tenho feito até hoje”, pontuou.

Quanto à representatividade para as mulheres de estar no cargo máximo do Poder Executivo estadual, a vice-governadora cita a importância do empoderamento feminino.

“É importante porque a gente tem uma luta por empoderamento. Então, cada uma que ocupar um espaço é um exemplo para dizer que a mulher pode fazer as coisas, que pode ser governadora, prefeita ou presidenta. As meninas que estão vendo e vão se mirar nesse exemplo, como quem estuda e chega nas faculdades. Cada conquista das mulheres é exemplo para as meninas e outras mulheres para consolidarmos a conquista dos espaços públicos que ainda são muito masculinos, a gente ocupa muito pouco”, disse Regina Sousa.

Além do Piauí, outros dois estados serão governados por uma mulher. No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra, eleita nas últimas eleições para o cargo; e em Pernambuco, a vice-governadora Luciana Santos assumirá o governo com a saída do governador Paulo Câmara para concorrer nas próximas eleições.

“Já temos a Fátima, governadora no Rio Grande do Norte, agora seremos eu no Piauí e a Luciana, de Pernambuco. Três mulheres governadoras neste resto de ano. São 27 estados e somente uma mulher foi eleita para governadora, ainda é muito pouco. No parlamento, 12% é muito pouco ainda. Agora, se pensarmos que há pouco tempo não tínhamos nada, já foi conquista. Mas, precisa de muito mais. No espaço do parlamento a solução é fazer a quota das mulheres. Os países mais avançados na participação da mulher no poder foi por meio de quotas. A Espanha é o melhor exemplo, lá, até na ocupação dos ministérios, tem paridade, 14 ministros, sete mulheres e sete homens. E ocupam qualquer ministério, não somente de assistência social. Na Argentina, as mulheres ocupam 40%, por quota”,
explica a vice-governadora.