Alepi promove audiência sobre a concessão dos hospitais do Piauí para a iniciativa privada

09/08/2023 12h36


Fonte ClubeNews

Será realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí, uma audiência pública sobre a concessão da administração dos hospitais estaduais para a iniciativa privada, sob a organização da Comissão de Saúde, Educação e Cultura. As trativas serão na quinta-feira (10), às 9 horas, no Plenarinho.

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), autora do requerimento que motivou a audiência, demonstrou preocupação com o assunto em razão das críticas feitas por entidades sindicais e servidores sobre o que chamam de “privatização” das unidades de saúde.

“A população, os profissionais da saúde, os estabelecimentos de saúde e os órgãos de fiscalização precisam de informações claras e transparentes sobre diversos pontos, principalmente sobre os impactos financeiros da medida para verificar se o custo da atuação privada, sendo maior que a pública, será capaz de proporcionar melhoria na prestação dos serviços médicos hospitalares em quantidade e qualidade, bem como, saber se este custo está dentro da razoabilidade”, destaca a deputada.

Gracinha Mão Santa afirma que é necessário entender a proposta do Governo do Estado para a administração dos hospitais, a fim de propor sugestões e buscar soluções para os problemas na prestação dos serviços de saúde dos hospitais estaduais.

“Também se faz necessário conhecer como o programa será implementado, quantas etapas, quais serão os critérios de verificação e análise dos resultados das administrações”,
argumenta.

O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, está entre os convidados para a audiência, que deve contar com a presença de representantes do Sindicato dos Médicos (Simepi); Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Sindespi); Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Senatepi); Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas (Sindhospi), dentre outras entidades.