Alepi entrega título de cidadania ao poeta Salgado Maranhão

21/06/2016 08h35


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarAlepi entrega título de cidadania ao poeta Salgado Maranhão.(Imagem:Alepi)

Escritores, artistas e políticos, incluindo o governador Wellington Dias, lotaram nesta segunda-feira (20) o plenário da Assembleia Legislativa para prestigiar a sessão solene de entrega do título de cidadão piauiense ao poeta, compositor e jornalista Salgado Maranhão, que nasceu emCaxias, no Maranhão, atendendo proposição apresentada pelo deputado João de Deus (PT), líder do Governo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho(PMDB), convidou para a mesa de honra, além do governador do Estado,os deputados federais Assis Carvalho (PT) e Júlio César Lima (PSD), overeador Edilberto Oliveira, o Dudu(PT), representando a Câmara Municipal de Teresina, os escritores Herculano Moraes, representando aAcademia Piauiense de Letras, e Cineas Santos, representando o Conselho Estadual de Cultura.

Os deputados Flora Izabel e Cícero Magalhães, do PT, conduziram ohomenageado e o governador Wellington Dias ao plenário. Após aexecução do Hino do Piauí, o deputado João de Deus saudou ohomenageado em nome do Poder Legislativo, afirmando que SalgadoMaranhão deixou sua terra natal, Caxias, quando tinha 15 anos e sealfabetizou em Teresina, de onde saiu para morar no Rio de Janeiro eatualmente é um poeta conhecido no mundo inteiro.

João de Deus disse que Salgado Maranhão é um dos poetas maisbrilhantes do Brasil, tendo sido agraciado com vários prêmios, dentreeles, o Prêmio Jabuti de Literatura por sua obra “A Cor da Palavra”.Ele declarou que o poeta é convidado para proferir palestras emuniversidades americanas e de outros países, tendo seus livrospublicados em vários idiomas. “Hoje, fazemos justiça com alguém queama o Piauí”, acrescentou ele.

O escritor Cineas Santos disse que Salgado Maranhão veio para Teresinacheio de sonhos e na capital do Piauí aprendeu as primeiras lições depoesia, frisando que ele foi morar no Rio de Janeiro e, em poucotempo, conquistou o Brasil e o mundo com seu trabalho literário. Eleassinalou que o Piauí está de parabéns em recebê-lo como cidadão,“pois Salgado Maranhão é, também, um embaixador do nosso Estado emoutros lugares”.

Após ouvir a cantora Soraya Castelo Branco interpretar a música Caminhos do Sol que tem letra de sua autoria, Salgado Maranhão disseque estava muito emocionado e agradeceu ao presidente Themístocles Filho, ao deputado João de Deus e a todos os parlamentares a homenagem que estava recebendo. Ele iniciou e encerrou o discurso com poemas desua autoria.

Após discorrer sobre as dificuldades que enfrentou antes de se tornarum poeta conhecido, Salgado Maranhão declarou que a sua vida mudou apartir do momento em que conheceu o livro e que foi o poeta e compositor piauiense Torquato Neto que o aconselhou a se mudar para o Rio de Janeiro. “Quando fui morar no Rio de Janeiro, o Piauí já tinhame ensinado a voar”, revelou ele.

O governador Wellington Dias afirmou que era um privilégio participarda sessão em homenagem a Salgado Maranhão e leu o poema Retirante, desua autoria. Ele declarou que “o que Salgado Maranhão fala já époesia. A sua poesia tem sabor e tem cheiro, é uma coisaextraordinária”. A sessão solene foi encerrada com um coquetel noSalão Nobre Deputada Francisca Trindade, onde Salgado Maranhão recebeu os cumprimentos pela homenagem.