Alepi aprova reunião na Comissão de Meio Ambiente para debater estiagem severa no Piauí
09/09/2025 16h03Fonte ClubeNews
Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews
Plenário da Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na segunda-feira (8), a realização de uma reunião na Comissão de Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza para discutir a problemática da estiagem no estado.
A proposta é de autoria do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB). O encontro acontecerá no dia 15 de setembro, com representantes da comissão, parlamentares e secretários de estado.
Em sua justificativa, Severo Eulálio afirmou que o objetivo é montar um plano de ações para o combate à seca severa que atinge o Piauí.
“Precisamos debater um tema muito caro e extremamente importante para o estado do Piauí. É importante que nós possamos trazer os atores envolvidos, as secretarias de estado, para que nós possamos debater as providências que estão sendo tomadas e o que nós podemos fazer para amenizar esse sofrimento da população piauiense. Então, esse é o nosso motivo da nossa requisição”, disse.
Decreto prorrogado
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), prorrogou o decreto de emergência pela seca em 129 municípios do estado por mais 90 dias e a perfuração de 63 novos poços tubulares. Até o momento, 75 cidades piauienses estão em situação de seca severa com o regime irregular de chuvas.
O decreto de emergência permite que os municípios recebam ações da Defesa Civil, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade, além de contratações de carros-pipas e cestas básicas à população. A primeira situação de emergência entrou em vigor no dia 2 de abril.
Veja mais notícias sobre Política, clique em florianonews.com/politica