Agricultura familiar ganha impulso com distribuição de kits irrigação em municípios

10/01/2022 12h31


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarAgricultura familiar ganha impulso com distribuição de kits irrigação em municípios.(Imagem:Alepi)

Dezoito municípios piauienses em sete territórios de desenvolvimento receberam 69 kits irrigação direcionados a famílias da agricultura familiar, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), por meio de emenda parlamentar, no valor de R$ 152.977, destinada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT).

Os municípios contemplados são: União (16); Oeiras (9); Pedro II (6); Angical do Piauí (4); Teresina (3); Valença do Piauí (3); São Julião (3); Ribeiro Gonçalves (3); Corrente (3); Luzilândia (3); Novo Oriente do Piauí (2); Barro Duro (2); Barras (2); Juazeiro do Piauí (2); José de Freitas (2); Fronteiras (2); Cajazeiras do Piauí (2); Alagoinha do Piauí (2).

Franzé Silva observa que a agricultura familiar responde por cerca de 70% alimentos que vão à mesa dos brasileiros e que é necessário investir mais no setor. “Temos que olhar para os pequenos produtores, para as famílias que vivem da agricultura e carecem muito de financiamento, equipamentos, assistência técnica e outras formas de amparo”.

O parlamentar assinala que, também por meio do Emater, em parceria com a Agência de Fomento do Piauí (Piauí Fomento), “estamos viabilizando aos agricultores e agricultoras orientações sobre a elaboração de projetos, para que possam buscar financiamento para suas atividades”.

Prática agrícola

O diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, destaca, além da importância dos kits irrigação o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no Piauí, que o órgão está desenvolvendo, junto às regionais, projeto de inserção de estudantes para estágio em prática agrícola.

“Esse projeto visa ao desenvolvimento de projetos e aplicação de técnicas no campo, com a finalidade de impulsionar a produção. A assistência ao homem e mulher do campo é fundamental, inclusive com a criação de mecanismos para escoamento da produção local, como já temos articulado”, explica.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook