Registros de golpes por WhatsApp em Picos dobraram em 2021, diz Polícia Civil

06/07/2021 07h01


Fonte G1 PI

Imagem: Bruno AlencastroVeja, em 5 passos, como se proteger de golpes no WhatsApp(Imagem:Bruno Alencastro)Veja, em 5 passos, como se proteger de golpes no WhatsApp

Nos primeiros seis meses de 2021, a delegacia de Picos registrou 70 boletins de ocorrência com denúncias de golpes aplicados através de aplicativos de celular e redes sociais contra moradores da cidade. O número é o dobro do registrado no mesmo período de 2020.

No tipo de golpe mais comum, os golpistas oferecem vantagens para a vítima, como prêmios ou sorteios, para conseguir dados do telefone. Em seguida, eles conseguem o controle do aparelho e passam a pedir dinheiro “emprestado” para os contatos da vítima.

“Teve gente aqui que transferiu R$ 12 mil, sem nem conferir nada. Então, é complicado você receber um pedido de uma transferência de um valor tão alto e não conferir”, disse o delegado Petrônio Henrique, da delegacia de Picos.

Segundo o delegado, o maior desafio da Polícia Civil é conseguir rastrear os golpistas, que na maioria dos casos fazem vítimas em estados diferentes de onde vivem.

Dois tipos de vítima
O jornalista Robério Costa foi vítima de um desses golpes ao acreditar em uma proposta tentadora: participar do sorteio de um jantar para duas pessoas.

“Dizia que chegaria uma mensagem com um código no meu celular, e eu devia repassar para ele. Sem desconfiar de nada, passei. Automaticamente perdi o controle do meu WhatsApp”, disse Robério.

Em seguida, os golpistas passaram a pedir dinheiro "emprestado” para amigos e familiares do jornalista. “Umas dez pessoas caíram. Entraram em contato comigo depois, dizendo que tinham transferido o dinheiro”, contou.

O mesmo aconteceu com um amigo do estudante Jessé Figueiredo. O rapaz recebeu mensagens do amigo pedindo dinheiro emprestado, e logo desconfiou. “Assim que ele pediu o dinheiro, os R$ 290, já descobri que era golpe. Porque ele nunca chegou me pedindo dinheiro, nunca precisou”, contou.

Sem revelar que havia descoberto o golpe, Jessé anotou os dados bancários da conta dos golpistas e salvou a conversa. A conta era de uma pessoa de fora do Piauí. Ele levou o material à Polícia Civil e registou um boletim de ocorrência.

Para o delegado Henrique Petrônio, a melhor estratégia para escapar dos golpes é desconfiar desse tipo de pedido e conferir antes de fazer transferências.

“A dica que eu dou é: se alguém chegar para você pedindo dinheiro por mensagens, desconfie logo que é golpe. Ligue para a pessoa que está pedindo, para confirmar. Ou então ignore. Porque se realmente for, vai bater na porta da sua casa, vai lhe ligar”, disse.