Operação prende grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

23/11/2022 09h00


Fonte Depre - PCPI

Imagem: PCPIOperação Polícia Civil do Piauí(Imagem:PCPI)Operação Polícia Civil do Piauí

Uma operação da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) – deflagrada nesta quarta-feira (23) – prendeu nove pessoas (sete homens e duas mulheres). Todos os alvos têm envolvimento com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).

Essa operação, denominada Mandarim, também cumpriu 13 mandados de busca e apreensão. Três empresas com suspeita de participação do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso são alvos de buscas.

De acordo com a Depre, “a investigação foi iniciada no ano de 2018, com intuito de desarticular grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas liderado pela pessoa conhecida por “Paulinho Chinês”.

“No decorrer dos anos, diversas diligências foram realizadas, inclusive culminado com a apreensão de drogas e armas, e na prisão de Cássio da Cunha Souza., cunhado de “Paulinho Chinês” à época, fato ocorrido em 23 de janeiro de 2020, quando o citado acabara de chegar de uma viagem ao Estado do Mato Grosso. Cássio da Cunha Souza se encontra com mandado de prisão em aberto”.

Segundo a Depre, o grupo investigado também teria relação com a apreensão de 145 kg de drogas no dia 20 de março de 2022 no Piauí. A droga era transportada como “bagagem” de um ônibus interestadual, que saiu do estado de Mato Grosso. Nessa ocorrência, um homem – de iniciais R.N.R da C – foi preso. Ele era motorista do ônibus, que não transporta nenhum passageiro.

Já no dia 9 de novembro de 2022, em outra ação policial, algumas pessoas ligadas ao “Paulinho Chinês” também foram presas em flagrante delito com drogas.

“Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual 10 veículos estão sendo sequestrados; além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como laranjas”, informou a Depre.

A Polícia Civil do Piauí detalha que “a ação conta com a participação de cerca de 70 policiais, entre policiais civis das mais diversas unidades policiais do Estado, tais como Greco, Polinter, GPE, GPI, DRCI, DECAP e Perícia Contábil”.

A ação contou ainda com as equipes da Polícia Federal, COE, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Teresina, Polícia Civil de Timon e dos Núcleos de Operações com Cães da PCPI e PCMA.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, grupo, lavagem