Justiça reduz para 15 anos pena de empresário condenado por atropelar e matar amiga e ferir namorada

26/12/2022 15h21


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina CostaFórum Cível e Criminal em Teresina(Imagem:Catarina Costa)Fórum Cível e Criminal em Teresina

O juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, decidiu reduzir para 15 anos a pena do empresário Pablo Henrique Campos. Ele foi condenado pelo feminicídio de Vanessa Carvalho e tentativa de feminicídio de Anuxa Alencar, sua namorada na época. O crime aconteceu em setembro de 2019.

Pablo foi julgado pelo Tribunal Popular do Júri, em agosto deste ano. Pelo feminicídio contra Vanessa, ele foi condenado a 11 anos de prisão e, pela tentativa de feminicídio contra Anuxa, a 10 anos e oito meses. Ao todo, o Conselho de Sentença considerou que ele cometeu os crimes com três qualificadoras: motivo fútil, em razão do gênero feminino das vítimas e impossibilidade de defesa das vítimas.

Contudo, o Ministério Público e a defesa do empresa requereram o acolhimento parcial dos embargos do processo. O juiz decidiu corrigir a contradição na 1ª fase da dosimetria com relação à pena-base do crime praticado contra Vanessa Maria Chaves Carvalho; e como suprir a omissão na 3ª fase, reconhecendo a causa de diminuição da pena resultante da tentativa de feminicídio.

Sendo assim, Pablo fica definitivamente, condenado a sete anos, um mês e 10 dias de reclusão pelo crime contra Anuxa Kelly, e em oito anos de reclusão quanto à vítima Vanessa Carvalho, somando 15 anos, um mês e 10 dias de reclusão, devendo cumprir em regime inicial fechado.

Relembre o caso

Imagem: ReproduçãoVanessa Carvalho morreu após ser atropelada na Zona Leste de Teresina. (Imagem:Reprodução)Vanessa Carvalho morreu após ser atropelada na Zona Leste de Teresina. 

Pablo Henrique Campos, Vanessa Carvalho e Anuxa Alencar, segundo a Polícia Civil, foram juntos a uma festa de casamento na noite do sábado, 28 de setembro de 2019, em um buffet localizado na Avenida Homero Castelo Branco, bairro Ininga, Zona Leste de Teresina.

Na madrugada do dia 29 de setembro, o casal teria tido uma briga. Os três deixaram o local da festa e Anuxa saiu no carro do namorado, mas retornou e entregou a chave a ele.

Ela e Vanessa tentavam ir embora no carro de outra amiga quando foram atropeladas e lançadas contra um muro. Anuxa foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com uma fratura no fêmur. Vanessa morreu a caminho do hospital.

Veja mais notícias sobre Polícia, clique em florianonews.com/policia

Tópicos: crime, feminic?dio, reclus?o