Indiciado por atirar em estudante de medicina em Teresina foi condenado a 8 anos de prisão, mas esta

23/02/2023 15h55


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PiauíFrancisco Emanoel dos Santos Gomes, mais conhecido como Francisco Emanoel dos Santos Gomes, mais conhecido como "Biel"

Francisco Emanoel dos Santos Gomes, mais conhecido como Biel, indiciado pela morte da estudante de medicina Flávia Wanzeler, no dia 12 de fevereiro, estava em liberdade mesmo sob condenação de 8 anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de roubo. Ele havia sido solto após a sua defesa entrar com recurso e ganhar o direito de recorrer em liberdade.

Em 2021, Biel foi condenado pelos crimes de roubo e associação criminosa, mas por cumprir a pena de 1 ano e 6 meses no regime fechado, foi concedido o direito ao cumprimento da pena inicialmente em regime semiaberto, com direito de recorrer em liberdade. A decisão, à época, foi expedida em 1ª instância pelo Juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima.

Nesta quinta-feira (23), o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu o inquérito que investigava a morte da estudante de medicina Flávia Wanzeler e indiciou os homens conhecidos como Biel, Ceará e Macapá por latrocínio e tentativa de latrocínio. Eles foram presos no dia 13 de fevereiro, um dia após o crime ter ocorrido.

Investigação

Segundo a polícia, o laudo pericial confirmou que Biel foi o autor do disparo que matou a estudante. Flavia Wanzeler foi assassinada com um tiro no tórax durante uma tentativa de assalto ocorrida na Avenida Homero Castelo Branco, Zona Leste de Teresina.

Segundo a Polícia Militar, Flavia e seu namorado estavam em um carro em um ponto da avenida quando foram fechados pelo veículo onde estavam os assaltantes.

O namorado de Flávia, que seria a pessoa no volante do carro, engatou a marcha ré e acelerou. Nesse momento, os criminosos teriam disparado contra o carro. Os criminosos teriam atirado na janela do lado do motorista do veículo.

"Efeito colateral"

O suspeito de atirar e matar a estudante teria dito, rindo, logo após atirar contra a jovem, que o disparo foi um efeito colateral. A descrição foi feita pelo coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, logo após ouvir os depoimentos dos três suspeitos presos pelo crime.

"As condutas já estão devidamente individualizadas, Biel e Ceará fizeram a abordagem, Biel fez o disparo. O Ceará disse que questionou porque ele efetuou o disparo e ele disse apenas que era efeito colateral e começou a sorrir. Isso foi logo depois que a vítima [namorado da estudante] acionou a ré, e bateu no portão, porque tentou se desvencilhar. Foi quando Biel se aproximou e disparou", disse o delegado.

“O plano deles era roubar o carro. Eles são roubadores à mão armada, inclusive, já fizeram várias vítimas em Teresina tomando carros. Eu fui procurado por cerca de quatro pessoas. Uma delas teve uma caminhonete roubada na Zona Leste. Quando essa pessoa viu o Biel na televisão, nos portais, não teve dúvida em apontar que o Biel foi o homem que anunciou, tomou o carro dela e que estava em companhia do Macapá”, disse o delegado.

Veja mais notícias sobre Polícia, clique em florianonews.com/policia

Tópicos: crime, estudante, biel