PRF intercepta caminhoneiro realizando manobras perigosas após denúncia em Picos

25/08/2023 08h58


Fonte PRF-PI

Imagem: Divulgação/PRFO condutor não apresentava o descanso de 24 horas exigido por lei e estava sob posse de dez comprimidos de rebite, além de ter feito o uso de cinco comprimidos durante o percurso.(Imagem:Divulgação/PRF)O condutor não apresentava o descanso de 24 horas exigido por lei e estava sob posse de dez comprimidos de rebite, além de ter feito o uso de cinco comprimidos durante o percurso.

Na manhã de quinta-feira (24), policiais rodoviários federais abordaram um caminhoneiro no Km 294 da BR 316, em Picos (PI), que estava trafegando de forma perigosa, gerando risco de acidentes para os outros usuários da via.

Ao verificar o sistema da PRF, os policiais constataram que o condutor não havia cumprido o descanso de 24 horas exigido por lei para garantir um tráfego mais seguro entre veículos de grande porte. Diante disso, foi realizada uma inspeção veicular e pessoal, durante a qual foi encontrada uma cartela contendo dez comprimidos de rebite no console central do veículo.

O rebite é uma substância utilizada com o intuito de possibilitar a condução por longas horas sem descanso, visando cumprir prazos predeterminados ou garantir rendimentos extras ao final de cada viagem. Infelizmente, muitos motoristas de caminhão optam por fazer uso dessa droga, ignorando os riscos associados. Trata-se de uma anfetamina, um estimulante do sistema nervoso central que provoca uma aceleração da atividade cerebral. Isso pode levar a uma falsa sensação de redução da fadiga, diminuição da necessidade de sono e supressão do apetite

No entanto, as consequências do uso de rebite são extremamente preocupantes. A longo prazo, o abuso desse estimulante pode resultar em graves problemas de saúde, incluindo distúrbios cardiovasculares, nervosismo crônico, ansiedade, insônia, paranoia e até mesmo psicose. A combinação de condução prolongada sem descanso adequado e os efeitos da substância pode resultar em lapsos de atenção, reflexos lentos que aumenta significativamente o risco de acidentes de trânsito, colocando não apenas o motorista, mas também outros usuários das estradas em perigo.

Ao ser questionado, o condutor admitiu ter adquirido os comprimidos de forma ilegal em uma farmácia na cidade de Oeiras (PI) e ter consumido cinco deles nas últimas 24 horas. O motorista foi informado sobre as implicações criminais relacionadas ao caso e comprometeu-se a comparecer, quando intimado, ao Juizado Especial Criminal da Comarca sob a jurisdição do município para os procedimentos legais necessários.

A abordagem foi realizada após uma denúncia feita por um dos usuários da via, que testemunhou o motorista do veículo de carga realizando manobras arriscadas. Os agentes viários prontamente responderam à denúncia e conseguiram intervir antes que um acidente ocorresse.


Tópicos: motorista, rebite, descanso