Picos: Agentes de Segurança Pública receberão capacitação para atender mulheres vítimas de violência

15/07/2023 09h39


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Polícia Civil do MaranhãoHomens são presos por violência doméstica e perseguição contra mulheres no Maranhão.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil do Maranhão)Homens são presos por violência doméstica e perseguição contra mulheres no Maranhão.

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) anunciou a realização de um curso para agentes de segurança pública da cidade de Picos, a 316 km de Teresina. O objetivo da ação, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho é garantir um atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência.

Conforme a Sempi, a capacitação que faz parte do projeto “Elas Seguras” será dividida em duas turmas, cada uma com 25 alunos, sendo seis policiais civis, 14 policiais militares, três dos agrupamento da PM e dois bombeiros.

A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Lima, explicou que a capacitação já passou por seu piloto no Entre Rios, que ocorreu no fim de junho em Teresina. Neste mês de julho, a ação será realizada no Vale do Rio Guaribas, em Picos, e em agosto, na Serra da Capivara.

“A nossa meta é preparar os policiais para que tenham uma melhor abordagem com mulheres em situação de violência e orientá-las a acessar a rede de atendimento. A violência envolve muitos fatores que, às vezes, impedem a mulher de romper com esse ciclo. Então, ela não precisa de julgamento, mas sim, de acolhimento”,
explicou Ana Cleide.

Saiba como denunciar

Em uma situação emergencial: disque 190

É o número de telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.

Central de Atendimento à Mulher: 180

O Ligue 180 presta uma escuta e acolhida às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

“Ei Mermã, Não Se Cale”

O número 0800-000-1673 funcionará 24 horas por dia e foi criado para receber denúncias sobre os mais diversos tipos de violência cometidos contra mulheres.

 

Tópicos: picos, atendimento, mulher