ZPE Piauí celebra chegada de novas indústrias e projeto bilionário em hidrogênio verde

28/12/2023 10h03


Fonte Governo do Piauí

O ano de 2023 termina como um capítulo histórico na trajetória da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE Piauí), desde a criação da área de livre comércio, em 2010. Isso porque foi o segundo ano em que operou como uma zona alfandegada em pleno funcionamento, e está avançando rapidamente para se tornar uma referência global na atração de investimentos bilionários, principalmente para a produção de hidrogênio verde e seus derivados

Com duas indústrias já instaladas, quatro projetos industriais em andamento, dezenas em análise no Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e 16 startups em plena atividade e conectadas a mercados globais, a ZPE Piauí se prepara para receber o maior projeto de hidrogênio verde do mundo, com investimentos de mais de 200 bilhões de reais ao longo de 10 anos.

O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, destacou o empenho do governador Rafael Fonteles para atrair investimentos internacionais para o estado, tendo a zona de processamento de exportações como âncora desse projeto de desenvolvimento. Como o anúncio desses investimentos na COP 28, em Dubai, foi celebrado por autoridades como o governador Rafael Fonteles, o presidente Lula e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.
Imagem: DivulgaçãoO local avança para se tornar uma referência global na atração de investimentos.(Imagem:Divulgação)O local avança para se tornar uma referência global na atração de investimentos.

O primeiro passo concreto para a materialização desse projeto ocorreu no dia 15 de dezembro com o lançamento do HUB de hidrogênio verde, dentro da ZPE Piauí, com as presenças do governador Rafael Fonteles, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos empresários Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, e Pedro Vaquer, CEO da Solatio.

“Esse conjunto de investimentos, instalados e anunciados, é a garantia de viabilização de outros importantes equipamentos de suporte à indústria e ao comércio em larga escala, a exemplo do Porto Piauí, que teve inaugurada a sua primeira etapa dia 13 de dezembro, e também o intermodal de transportes que irá transportar as riquezas do Piauí para o mundo”, prosseguiu Álvaro Nolleto. A aceleração do processo de viabilização da ZPE Piauí, neste ano, indica, na visão do gestor, o salto de crescimento que a economia piauiense terá nos próximos anos.

Álvaro relembra que, em 2023, a ZPE Piauí foi reconhecida, ao lado da ZPE do Ceará, como exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros que buscam implementar suas zonas de livre comércio. O reconhecimento ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs brasileiras, em agosto, na Câmara dos Deputados, iniciativa liderada pelo deputado federal piauiense Florentino Neto.  

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook