Zona Norte lidera em número de criadouros da dengue em Teresina

01/10/2015 07h57


Fonte G1 PI

A região da grande Santa Maria da Codipi, na Zona norte de Teresina, é a área da cidade onde são encontradas as maiores quantidades de criadouros do mosquito da dengue. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com base no trabalho dos agentes de endemias.

De acordo com a FMS, somente este ano foram registrados na Santa Maria da Codipi um total de 307 casos de dengue. O bairro Parque Brasil, também na Zona Norte, ficou em segundo lugar com 208 ocorrências.

Imagem: DivulgaçãoBairro Santa Maria da Codipi é o campeão nos focos do mosquito. Agentes de endemias encontram dificuldades em algumas casas.(Imagem:Divulgação)Bairro Santa Maria da Codipi é o campeão nos focos do mosquito. Agentes de endemias encontram dificuldades em algumas casas.

E o que mais preocupa as autoridades em saúde é que a maior parte dos focos do mosquito se encontra em recipientes domésticos, aqueles que armazenam água para o consumo de casa. E como se não bastasse o alto número de focos, os agentes de endemias ainda relatam dificuldades para combater os focos.

Em muitas casas, os profissionais de deparam com portas fechadas e não conseguem fazer o trabalho de enfrentamento ao mosquito da dengue. O agente de endemias João Batista relata que a situação pode contribuir ainda mais para o aumento dos casos.

"Uma vez permitida a visita é como se fosse uma lição de um educador. A gente faz o trabalho e deixa recomendações que precisam ser seguidas. Ocorre que depois as pessoas relaxam e deixam, por exemplo, a água do cachorro uma semana sem trocar, fecham a casa e deixam recipientes com água. Mesmo com o calor isso acaba criando focos", disse.

É fácil perceber que a situação poderia ser ainda pior de são fosse o trabalho dos agentes. Prova disso é que dos 4.595 casos notificados por eles até setembro, 92% tiveram confirmação para dengue, segundo apontou a Fundação Municipal de Saúde.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: focos, dengue, agentes