W.Dias defende que vacina Sputinik V esteja no Plano de Imunização

17/12/2020 14h06


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoW.Dias defende que vacina Sputinik V esteja no Plano de Imunização(Imagem:Divulgação)W.Dias defende que vacina Sputinik V esteja no Plano de Imunização

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, participou, nesta quarta-feira (16), de reunião com representantes da Embaixada da Rússia no Brasil e cientistas que estão desenvolvendo a vacina Sputinik V. Na oportunidade, trataram sobre o andamento dos protocolos para que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina Sputinik V está sendo fabricada pela Bthek Biotecnologi, localizada no Polo de Desenvolvimento JK, em Santa Maria, no Distrito Federal, pelo Grupo União Química. “Tivemos uma apresentação sobre a vacina e pelo que vi aqui é uma vacina russo-brasileira, com tecnologia, com a presença de cientistas brasileiros e russos. E a partir da defesa do Fórum de Governadores solicitamos que o Plano Nacional de Imunização trabalhe com variadas vacinas, tendo sido inclusa essa e aguardando a liberação por parte da Anvisa”, disse Wellington.

O governador piauiense disse ter confiança de que é possível, a partir da liberação da Anvisa, que em janeiro, o Grupo União Química possa entregar a produção. “Agora, estamos dependendo de uma equação legal e técnica para viabilizar o reconhecimento por parte de regras brasileiras pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dentro das condições de segurança e eficiência que serão demonstradas tecnicamente. Não é razoável que, da mesma forma que se tem a vacina Fio Cruz e a do Butantan, uma vacina que está sendo também produzida no Brasil não ter um olhar especial para poder ser utilizada no povo brasileiro”, comentou Dias.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: governador, vacina, nacional