W. Dias diz que vacinas contra Covid-19 podem ser aplicadas em 60 dias

14/10/2020 18h20


Fonte Meio Norte

Imagem: ReproduçãoW. Dias diz que vacinas contra Covid-19 podem ser aplicadas em 60 dias(Imagem:Reprodução)
 O governador Wellington Dias comentou sobre a articulação que está fazendo com o Ministério da Saúde e governadores para compra, distribuição e aplicação de vacina contra Covid-19.

Segundo ele, com vacinas em fase final de testes, ele aguarda a autorização emergencial para que se inicie a imunização.

Wellington Dias declarou que a intenção é que todos os estados sejam beneficiados igualitariamente.

Wellington Dias informou que a vacina produzida pelo Instituto Butantan, a Coronavac, de laboratório da China, está na última semana de testes e a expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emita uma autorização para aplicação dentro de 60 dias após a finalização dos testes.

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias está viabilizando meios para conseguir vacinas contra a Covid-19.

No próximo dia 20, Wellington Diasl terá uma agenda com o ministro Saúde, Eduardo Pazuello e governadores para a definição do cronograma de aplicação da vacina contra a Covid-19, incluindo o planejamento para aquisição e distribuição de material necessário.



“Conversei com o ministro da Saúde e acertamos uma agenda mais técnica com todos os secretários da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e todas as áreas vão apresentar a proposta para estratégia de vacinação. De acordo com o ministro, cerca de 100 milhões de vacinas estão acertadas com a Oxford, 40 milhões da CoronaVac e uma quantidade com o Instituto Butantã/ Governo de São Paulo”, disse o governador.

Todos os estados, Distrito Federal e municípios receberão vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS), a compra será realizada pelo Ministério da Saúde. “Minha prioridade é garantir que a população da nossa região tenha acesso à vacina contra a Covid-19. Vamos organizar esse cronograma da aplicação da vacina, de forma planejada, com aquisição de seringas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e logística de distribuição”, disse o presidente do Consórcio Nordeste.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui