Vistoria mostra focos de dengue em delegacia no Piauí

09/02/2017 13h31


Fonte G1 PI

Após vistorias realizadas pelo Ministério Público Estadual do Piauí (MPE-PI) em agosto do ano passado e em janeiro deste ano, no 14° Distrito Policial, localizado no município de Altos, foram elencadas uma série de irregularidades na delegacia. São problemas que tratam desde falhas estruturais à falta de funcionários. O pátio do distrito está tomado pelo mato, que se mistura aos veículos apreendidos que se deterioram com a ação do tempo.

De acordo com o promotor Paulo Rubens Parente Rebouças, na ocasião das visitas, haviam paredes comprometidas e sistema sanitário danificado. A vistoria identificou até mesmo, focos do mosquito Aedes aegypti por conta do lixo acumulado no pátio do distrito.

“Na ocasião das visitas havia problemas com computadores que haviam queimado por conta de chuvas, a delegacia estava tomada pelo mato, inclusive havia focos de dengue. Os veículos apreendidos estavam todos em completo abandono justamente jogados no meio desse matagal. São muitas motos e vários carros se deteriorando com ao longo dos anos sem que se dê uma utilidade para eles”,
relatou.

Segundo o promotor, o relatório com as irregularidades foi apresentado à Secretaria de Estado da Segurança, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “São questões simples que poderiam ter sido resolvidas pela secretaria e ainda estamos vivendo com essa realidade mesmo após um relatório anterior do mês de agosto de 2016”, disse o promotor Paulo Rubens Parente Rebouças.

De acordo com novo relatório, em janeiro deste ano a delegacia registrou 200 ocorrências, mas apenas dois termos circunstanciados de ocorrência, relacionados às infrações de menor potencial ofensivo. Além disso, somente 17 inquéritos estão em tramitação. Segundo o promotor o pouco trabalho pode ser resultado de desvio de função, já que a delegacia não conta com o trabalho de um escrivão.

“Essa dificuldade de estrutura e de recursos humanos tem implicado na queda na quantidade e qualidade das investigações”,
concluiu.

Unidade prisional também foi denunciada

A denúncia do promotor ainda relaciona as ocorrências, principalmente as relacionadas a assaltos e furtos, às fugas de detentos da Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, tambem localizada em Altos. Um dos problemas relatados foi a superlotação da unidade que conta hoje com 354 internos, mas tem capacidade para receber apenas 290.

Em resposta às denúncias, a direção da penitenciária declarou que atualmente conta com o trabalho de apenas 28 agentes plantonistas divididos em escalas, número insuficiente para evitar as constantes fugas de presos da unidade. Além disso, a diretoria solicita uma reforma urgente destacando a fragilidade das grades das celas e da cerca que protegem a área de segurança.

“Tem aumentado o clima de insegurança aqui em Altos. Na verdade, vários roubos e furtos praticados no município, são realizados por pessoas que saem da penitenciária e de pois voltam, quando não se evadem. Vamos requisitar providencias dos órgãos de segurança para que as saídas sejam monitoradas e não fiquem a critério dos presos”,
disse o promotor.

Em resposta à produção do Bom Dia Piauí, a Secretaria de Segurança informou que estão sendo tomadas as medidas necessárias na delegacia de Altos para atender às recomendações do Ministério Público. Os carros que estão no pátio da delegacia serão trazidos para um depósito em Teresina.

Já a Secretaria de Justiça disse através de nota, que a gerência da penitenciária Major César Oliveira tem atuado, por meio de medidas preventivas e repressivas com a realização semanal de operações de vistoria e apreensão de objetos ilícitos e, também, para coibir outras condutas criminosas.