Vídeos mostram sangue e seringas de hospital descartados como lixo comum em Picos, no PI

01/08/2023 09h10


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoVídeos mostram lixo hospitalar sendo descartado com lixo comum em hospital de Picos.(Imagem:Reprodução)Vídeos mostram lixo hospitalar sendo descartado com lixo comum em hospital de Picos.

Vídeos mostram o lixo hospitalar do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, sendo descartado com o lixo comum. As imagens mostram muito sangue e seringas e foram gravadas no sábado (29) e nos dias 20 e 22 de julho

Em nota, a administração da unidade comunicou que se tratou de um caso isolado e que medidas foram tomadas para solucionar o problema. Confira a nota completa ao fim da reportagem.

O secretário de limpeza pública de Picos, Elesbão Monteiro, relatou ao g1 que os garis do município encontraram o lixo hospitalar misturado com o comum e se recusaram a coletar o material.

“O correto é o lixo hospitalar ficar acondicionado em caixas feitas para receber esse tipo de lixo, sem risco de contaminação e serem levados por uma empresa especializada nesse serviço, não há companhia de lixo da cidade. Há uma empresa que presta esse serviço para o hospital de Picos”, disse Elesbão.

Ainda conforme o secretário, não é a primeira vez que o lixo hospitalar do Justino Luz foi descartado de forma inadequada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária de Picos foram notificadas sobre o ocorrido.

Confira a nota do Hospital Justino Luz:

O Hospital Regional Justino Luz estabelece o compromisso de apuração dos fatos e de prestar os devidos esclarecimentos, assim como tomar providências sobre qualquer erro que, porventura, tenha sido de fato cometido.

A Coordenação de Gerenciamento de Resíduos junto com a Vigilância Sanitária está capacitando todos os seus colaboradores para que problemas semelhantes não voltem a acontecer.

O Hospital esclarece que a Coordenação de Resíduos Sólidos esteve em contato com o setor de Coleta de Resíduos da Prefeitura de Picos esclarecendo o ocorrido para que, juntos, possam sanar o problema.

O hospital segue capacitando e orientado os profissionais e fiscalizando ostensivamente, a fim de garantir a destinação correta desses resíduos.

O Justino Luz ressalta que o ocorrido foi um fato isolado e que as medidas cabíveis para solucionar o problema já foram tomadas.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lixo, picos, hospitalar