Vacinas Covid: entenda o esquema vacinal para cada grupo populacional

21/12/2023 11h13


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue mobilizando à populaçãopiauiense, que ainda não completou seu esquema vacinal contra a Covid-19, para voltar aos postos de saúde de seus municípios para tomar as doses necessárias de proteção contra o vírus.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, é necessária mais uma dose de reforço com a bivalente para as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses.

“A decisão do Ministério da Saúde é uma estratégia preventiva após a identificação de duas novas sublinhagens (a JN.1 e a JG.3), e esse grupo é o mais suscetível a desenvolver às formas mais graves da doença e para evitar que isso ocorra, pedimos que essa população, que tomou a vacina há seis meses ou mais, retorne aos pontos de imunização de sua cidade e receba mais uma dose”, pontua a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Cristiane Moura Fé.
Imagem: DivulgaçãoO esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3).(Imagem:Divulgação)O esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3).

Para as pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, é preciso retornar aos postos de saúde e tomar sua vacina.

Já nas demais idades permanecem as orientações da vacina disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade. O esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.

“A Sesapi segue distribuindo as doses de forma regular, conforme recebimento das mesmas do Ministério da Saúde, e com as quantidades demandadas pelos municípios, através das nossas Regionais de Saúde”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: dose, vacina, sesapi