Vacinação contra gripe é aberta para população geral e já há postos sem doses em Teresina

03/06/2019 13h31


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Pessoas procurando por vacina no Hospital da Primavera.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Pessoas procurando por vacina no Hospital da Primavera.

O Ministério da Saúde abriu a vacinação contra a gripe para toda a população nesta segunda-feira (3). Durante 50 dias, a campanha foi direcionada para o grupo prioritário e quem estava fora dele viu a medida como oportunidade para se imunizar. No entanto, algumas pessoas se frustraram ao procurar alguns postos de vacinação de Teresina porque não havia mais doses.

A Fundação Municipal de Saúde afirmou que só fará a imunização das pessoas fora do grupo prioritário enquanto houver doses disponíveis. A FMS disse que todas as 104 salas de Teresina abriram os postos, nesta segunda-feira (3), com doses de vacinas, porém algumas salas tinham mais quantidade que outras porque esta etapa acontece apenas com as doses que sobraram da campanha que encerrou no dia 31 de maio.

O G1 esteve nos postos de vacina dos hospitais da Primavera e do Buenos Aires, na Zona Norte da capital, e foi informado por servidores de que não havia vacinas.

No Hospital da Primavera, as doses do turno da manhã tinham acabado e uma funcionária disse que somente no turno da tarde a imunização iria continuar. Pelo menos 15 pessoas retornaram para casa sem receber a dose.

Já no hospital do Buenos Aires, uma funcionária disse que na sala de vacina não havia nenhuma dose e que os técnicos de enfermagem estavam esperando a Secretaria Estadual de Saúde disponibilizar mais doses para continuar com a imunização.

A Sesapi declarou que distribuiu para Teresina 253.280 doses, acima da população da capital que é de 225.489, e destacou que até agora a cobertura vacinal na capital foi de 81, 02%.

O motorista José Miguel, 56 anos, se sentiu frustado depois de passar por dois postos de vacinação localizados na Zona Norte e não receber a vacinação.

"Estive no posto do bairro Mocambinho e vim agora para este e aqui também não tem vacinas. Não sei porque divulgam que todos já podem se vacinar senão há doses", reclamou.

O internauta Francisco Cézar relatou ao G1 que esteve no posto de saúde do bairro São Pedro, Zona Sul, e também foi informado de que não havia doses suficientes e por isso continuariam a vacinar somente o grupo de risco.

"Fui levar meu filho de 6 anos para tomar a vacina contra gripe no posto de saúde do bairro São Pedro, mas disseram que não há tem doses suficientes e por isso vão continuar a vacinar somente o grupo de risco. Me informaram que estão buscando mais doses mas não deram previsão", declarou.

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde informou que até a última sexta-feira (31), 20% do público-alvo ainda não estava imunizado – faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura, mas decidiu abrir a possibilidade de imunização para toda a população para evitar o desperdício das doses – a campanha segue até que elas acabem. Mesmo assim, o grupo prioritário continuará tendo precedência para a aplicação em todas as unidades de saúde.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui