Umidade relativa do ar atinge níveis críticos de apenas 20% no Sul do PI

16/07/2015 10h53


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMeteorologista alerta para riscos de queimadas e problemas de saúde.(Imagem:G1 PI)Meteorologista alerta para riscos de queimadas e problemas de saúde.

Boa parte do Piauí tem registrado temperaturas bastante elevadas nessa época do ano. Em algumas regiões do estado a umidade relativa do ar está abaixo dos 30%, bem menos do que o índice recomendável, que é deve ser superior aos 60%. A umidade abaixo dos 30% é considerada crítica, segundo os estudiosos.

Nos municípios de Caracol e Alvorada do Gurguéia, na região Sul do Piauí, a situação tem sido essa, com a umidade relativa do ar variando em torno dos 20%. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a situação das duas cidades é praticamente igual à umidade registrada nos desertos.

"Isso traz riscos de queimadas da vegetação e risco para a população no que diz respeito a problemas de saúde",
alertou a meteorologista.

E nessa época aumenta a procura de pacientes nos hospitais com sintomas provocados pela baixa umidade do ar. Somente no hospital do bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina, pelos menos 25% dos pacientes internados estão com os sintomas causados pelos baixos índices de umidade.

"Normalmente eles chegam com cansaço e muita dificuldade de respirar. A primeira medida que o médico faz é providenciar logo a inalação e prevenir uma pneumonia caso o paciente esteja gripado",
disse a diretora do hospital Walnecy Oliveira.