Três em cada dez jovens piauienses não estudam ou trabalham, diz IBGE

08/12/2023 10h43


Fonte G1 PI

Imagem: Gilson Abreu/AENCarteira de Trabalho(Imagem:Gilson Abreu/AEN)Carteira de Trabalho

Cerca de três em cada dez jovens piauienses não estudavam ou tinham ocupação no mercado de trabalho em 2022, conforme dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) 2023 do IBGE, divulgada nessa quarta-feira (6).

Segundo a pesquisa, no Piauí, 27,8% dos jovens de 15 a 29 anos fazem parte dessa realidade. Para o IBGE, isso acontece porque essa parcela da população enfrenta maior dificuldade de ingresso e estabilidade no mercado de trabalho.

O órgão afirmou que, devido à inexperiência no mercado de trabalho, esse é o grupo populacional mais vulnerável aos períodos de crise econômica, especialmente entre os menos qualificados.

O Piauí teve o 11º maior indicador do Brasil. A média do país foi de 22,3%, cerca de 5,5 pontos percentuais abaixo do indicador do estado.

Jovens de 18 a 24 anos são os mais afetados

O IBGE dividiu a população jovem do Piauí que não trabalha e nem estuda em três grupos: de 15 a 17 anos; de 18 a 24 e de 25 a 29 anos. O grupo de 18 a 24 são os mais afetados por essa realidade.

No primeiro grupo, de 15 a 17 anos, o indicador é de 6,2%, bem inferior à média geral para os jovens de 15 a 29 anos.

O órgão afirmou que isso se deve em razão de que os jovens nessa faixa etária ainda estão, em sua grande maioria, finalizando a educação básica, sem priorizar ainda a atividade laboral.

Para o estrato de 18 a 24 anos e de 25 a 29 anos, o indicador ficou acima da média geral, respectivamente, em 33,6% e 31,5%.

Os dados da SIS 2023 buscam traçar um perfil das condições de vida da população brasileira, com o intuito de subsidiar com indicadores todas as instâncias de governo, a fim de que possam planejar políticas públicas mais assertivas no campo social, com destaque para a educação e o mercado de trabalho.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: trabalho, jovens, mercado