TJ e Saúde fecham acordo para evitar a judicialização de 250 medicamentos

15/11/2016 08h30


Fonte Cidadeverde.com

O Tribunal de Justiça do Piauí fechou um acordo com a Secretaria Estadual de Saúde para evitar a judicialização de pelo menos 250 medicamentos excepcionais.

Há uma enxurrada de ações judiciais - com pedido de urgência - de pacientes sem condições de comprar os medicamentos. São remédios caros e que são fundamentais para tratamentos contra o câncer, doenças crônicas, transplantados e outros.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, confirmou ao Cidadeverde.com que dia 26 deste mês haverá uma solenidade para a assinatura do protocolo.

A Secretaria de Saúde elaborou um protocolo especifico para a dispensação de medicamentos.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarErivan Lopes, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.(Imagem:Cidadeverde.com)Erivan Lopes, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Foi acordado que a Unidade de Assistência Farmacêutica - da Secretaria de Saúde - faria um levantamento dos medicamentos com maior número de demandas judiciais.

Uma comissão composta por representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Procuradoria Geral do Estado e Secretaria avaliaram e definiram as competências dos governos Federal, Estadual e Municipal.

“Com o protocolo haverá uma dispensação de 250 medicamentos que eram judicializados e que a Secretaria irá distribuir voluntariamente aos pacientes”,
garantiu o presidente do TJ.

Segundo Erivan Lopes o novo protocolo irá desafogar em 70% as ações ingressadas no TJ sobre medicamentos excepcionais. Uma média de 30 ações são ajuizadas no Tribunal em busca de remédios para pacientes com doenças crônicas.

A intenção é evitar ações judiciais, já que em todo processo, o Estado alegava que não existia o protocolo de dispensação de medicamentos. A solenidade contará com a presença do secretário de Saúde Francisco Costa e representantes das instituições parceiras.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook