Thy Laska, Spaia Merda, Chanas Cheirosas, Mucurão... blocos com nomes "peculiares" chamam a atenção

09/02/2024 16h26


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1Tradicionais blocos reúnem milhares de foliões no Carnaval.(Imagem:Lívia Ferreira/g1)Tradicionais blocos reúnem milhares de foliões no Carnaval.

Durante o Carnaval, a criatividade não é usada somente na confecção de fantasias, músicas e maquiagens. Acontecimentos, animais, fofoqueiros, apelidos, entre outros, são pontapés para a criação de blocos carnavalescos.

Pensando nisso, o g1 selecionou alguns dos blocos com nomes peculiares que fazem parte do Carnaval do Piauí; confira:

Só Fuxico
Imagem: Arquivo PessoalSó Fuxico sai toda segundas de carnaval na Zona Sudeste de Teresina.(Imagem: Arquivo Pessoal)Só Fuxico sai toda segundas de carnaval na Zona Sudeste de Teresina.

"Eu sou do bloco Só fuxico,
Eu sou,
Mas fuxicar me faz bem ao coração,
Nada passa por aqui
Sem a minha observação
O bloco "Só Fuxico" é Renascença
e toda região
Ministério do Trabalho, legalize a nossa profissão"


Esse é um trecho da marchinha de carnaval criada pelos moradores do Renascença, Zona Sudeste de Teresina, para o carnaval de 2011 do "Bloco Só Fuxico".

Toda vizinhança tem aquela pessoa que ama falar da vida alheia, e na Quadra 2 do Renascença 1 não foi diferente. O "Só Fuxico" nasceu em 2003 e segundo Marceone Rodrigues, da organização, o nome foi inspirado pelo dono de um boteco na vizinhança.

"O proprietário, de nome Seu Francisco, gostava muito de falar da vida alheia, ou dava notícias de todo mundo, e a gente frequentava esse bar. E nos bastidores, a gente o chamava de Seu Fuxico, e aí quando surgiu a ideia de criar o bloco pensamos: por que não colocar bloco só fuxico? Uma forma de homenagear também o Seu Francisco", lembrou ele.

Neste ano, o bloco vai acontecer na segunda-feira (12), a partir das 16h. A concentração acontece na Quadra 7, Casa 1, Renascença 1. Depois, o bloco percorre as ruas da região.

Vaca Atolada
Imagem: Ellyo Teixeira/G1Bloco Vaca Atolada(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Bloco Vaca Atolada

O prato típico é muito conhecido, mas é curioso como ele acabou nomeando um bloco de moradores do bairro Matinha, na Zona Norte de Teresina, que se tornou um dos blocos carnavalescos mais tradicionais da capital piauiense.

A história tem mais de 30 anos. Segundo Daniel Borges, presidente do bloco, tudo começou com um colega que fez um trio de madeira, os vizinhos se fantasiaram e ele teve a ideia do percurso. "A gente saiu, e de repente começou a aglomerar gente atrás do carro", relembrou.

Quando a brincadeira tomou a proporção de um bloco, os amigos procuraram um nome. A ideia durante um almoço em Brasília. "Fui passar uns meses lá e conheci esse prato, o Vaca Atolada. Havia o famoso Galo da Madrugada, e a gente precisava de um nome forte", contou.

O bloco acontece na segunda-feira de Carnaval (12), com concentração a partir das 17h, na Praça da Matinha, em frente ao Iate Clube.

Capote da Madrugada
Imagem: Isabela Leal /g1Capote da Madrugada (Imagem: Isabela Leal /g1)Capote da Madrugada 

Há mais de 20 anos, dois pernambucanos residentes em Teresina estavam saudosos do tradicional Galo da Madrugada no Recife e tiveram a ideia de fazer um bloco na capital piauiense, que fosse filho do bloco pernambucano.

Na hora de criar o nome, eles decidiram usar o nome de outra ave, bastante popular no Piauí: o capote. Neste ano, o bloco ocorrerá no sábado (10), na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Cabral.

Spaia Merda
Imagem: Arquivo PessoalBloco Spaia Merda sai todo domingo e terça de carnaval em Luis Correia, no Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal)Bloco Spaia Merda sai todo domingo e terça de carnaval em Luis Correia, no Piauí.

Com 23 anos de existência, o "Spaia Merda" se espalhar pela Praia do Coqueiro, em Luís Correia, é tradição no domingo e na terça-feira de Carnaval no Litoral do Piauí.

Segundo Marina Teles, o bloco foi criado por sua mãe, Leila Teles, para um momento de descontração e brincadeira da família e amigos próximos.

“O nome Spaia Merda veio por se tratar de um bloco de sujos, e da proposta de espalhar alegria de uma forma descontraída. Com o passar dos anos o bloco cresceu, muitos aderiram. As pessoas já esperam fantasiadas o bloco chegar na praia para acompanhar. A bandinha com machinhas tradicionais também se tornou tradição”, contou.

Neste ano, o bloco acontecerá no domingo (11) e terça (13) de Carnaval, a partir das 16h, na Praça da Praia do Coqueiro.

Bloco Mucurão
Imagem: Arquivo PessoalBloco de carnaval Mucurão em Luís Correia, litoral do Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal)Bloco de carnaval Mucurão em Luís Correia, litoral do Piauí.

Toda roda de amigos aquelas brincadeiras que são próprias e particulares do grupo. Foi a partir do ei, mucurão, bora ali tomar uma (cerveja), uma brincadeira entre amigos do bairro Santa Luzia, em Luís Correia, litoral do Piauí, que surgiu o Bloco Mucurão.

"É um bloco de bairro normal, em que a gente se reunia pra ter alguma coisa no bairro, porque a gente movimenta o bairro que mora. O nome do bloco também é uma homenagem assim, uma brincadeira entre nós aqui. É um apelido carinhoso que a gente se deu", disse Neto Lima, um dos organizadores.

O nome do bloco remete ao animal da espécie gambá de orelha branca, conhecido popularmente em algumas regiões do Brasil como mucura. A concentração do Mucurão será as 20h desta sexta-feira (9), junto ao trio que irá acompanhar o percurso.

Chanas cheirosas
Imagem: Arquivo PessoalBloco Chanas Cheirosas desfilam há 35 anos no carnaval de Floriano, no Piauí.(Imagem:Arquivo Pessoal)Bloco Chanas Cheirosas desfilam há 35 anos no carnaval de Floriano, no Piauí.

Quem decide passar pela Avenida Getúlio Vargas, em Floriano, na terça de Carnaval vai se deparar com as "Chanas Cheirosas" borrifando fragrâncias e alegria.

"O nome surgiu de chana, que é sinônimo de gata, que remete ao pensamento de mulher bonita, produzida, manhosa. E o cheirosas é porque toda mulher gosta de uns bons perfumes e se sente bem com uma boa fragrância", explicou Fátima de Assis, uma das coordenadoras do bloco.

O bloco completa 35 anos este ano, levando aroma e curiosidade à avenida, porque além de cheirosas, as "chanas" são misteriosas, já que as foliãs desfilam com máscaras. “As chanas cheirosas usam o mesmo perfume, máscaras e fantasias iguais, o que as tornam iguais e anônimas”, disse Fátima.

Este ano, o bloco desfilará na terça-feira (13), a partir das 17h30, em Floriano.

Thy Laska
Imagem: Arquivo PessoalFoliões curtem o bloco Thy Laska em Floriano, no Piauí.(Imagem: Arquivo Pessoal)Foliões curtem o bloco Thy Laska em Floriano, no Piauí.

Um gato de rua resgatado e batizado de Tilasca deu origem, há 27 anos, ao Thy Laska, um bloco carnavalesco que saiu pela primeira vez em 1998, no Carnaval de Floriano. Segundo Luciano Monteiro, um dos responsáveis pelo bloco, o gato adotado também virou mascote.

“É um bloco de clube com direito a bebida, churrasco e tudo, e naquele mesmo ano se tornou o bloco revelação do Carnaval, devido a irreverência com que a gente fez”, disse Luciano.

Neste ano, o bloco ocorrerá no sábado (11), a partir das 18h, no Mercado do Cruzeiro, em Floriano.

Tópicos: anos, carnaval, blocos