Teste rápido para detectar calazar em cães é suspenso por falta de material no Piauí

09/02/2020 08h32


Fonte G1 Piauí

Imagem: ReproduçãoTeste de calazar em cães(Imagem:Reprodução)Teste de calazar em cães

O teste rápido para detectar leishmaniose visceral, ou calazar, em cães está suspenso no Piauí por falta de material essencial para a realização do exame na rede pública. A doença é uma infecção contagiosa causada por um protozoário e é transmitida para cães e humanos por meio da picada do mosquito-palha.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a coleta de sangue para diagnóstico da LVC (Calazar) está suspensa em Teresina. O motivo é o não envio do kit para teste rápido (DPP) pelo Ministério da Saúde (MS).

Já a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o Ministério da Saúde ainda não enviou os Kits para teste rápido para Calazar (DPP), o que ocasionou a suspensão da coleta de sangue para o diagnóstico da LVC em Teresina e outros pontos do estado.

A Sesapi disse ainda que mantém contato com o ministério e que foi informada que os Kits já estão sendo providenciados, no entanto, não recebeu uma data precisa sobre o envio dos mesmos por parte do Ministério.

Sintomas da Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são:
  • febre de longa duração
  • aumento do fígado e baço
  • perda de peso
  • fraqueza
  • redução da força muscular
  • anemia
Prevenção

Os efeitos da doença são mais graves em crianças e idosos. Manter o mosquito transmissor afastado é a principal medida para evitar a doença. Preservar a casa e os quintais sempre limpos é uma das medidas mais recomendadas, pois o mosquito está principalmente em locais úmidos, escuros e sem saneamento básico.

Também é preciso destinar o lixo orgânico adequadamente, para impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos, além de limpar os abrigos de animais domésticos e usar coleiras repelentes nos cachorros.

Tópicos: teste, mosquito, calazar