"Tema relevante para o papel da mulher", avaliam estudantes do Piauí sobre tema da redação do Enem

05/11/2023 19h29


Fonte G1 PI

Imagem: Júlio Costa/g1 PiauíSaída dos estudantes no primeiro dia de provas do Enem em Teresina (PI).(Imagem:Júlio Costa/g1 Piauí)Saída dos estudantes no primeiro dia de provas do Enem em Teresina (PI).

"Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi bem avaliado pelos estudantes do Piauí.

A estudante Milena Lima, de 22 anos, contou ao g1 que gostou do tema. Ela fez o exame como treineiro. Segundo ela, a mulher precisa se equilibrar entre o trabalho e os cuidados de casa, e comentou que a cultura de subestimar o trabalho doméstico como se não fosse uma atividade e que isso precisa ser discutido.

"É um tema que traz muita discussão do que precisa ser melhorado. Sei que os líderes governamentais não vão ler o que a gente escreveu, mas é uma boa sugestão pra gente pensar. Uma das minhas propostas foi uma bolsa para permanecer na escola",
comentou.

Francisco de Assis Pereira, 31 anos, pretende uma vaga no curso de enfermagem. Ele gostou do tema da redação e tratou também da relação da mulher com o mercado de trabalho.

"A redação foi boa, o tema foi muito bom, na verdade se tratou da relação da mulher, mercado de trabalho que tira o preconceito e da oportunidade para mulher no mercado de trabalho. Dei opiniões, os argumentos e a saída o que precisa melhorar para mulher ser vista como um todo nessa sociedade. Foi um tema bastante relevante", disse.

Iara Galvão, de 21 anos, considerou o tema da redação excelente. "Algo atual, importante, que as pessoas não dão atenção, levam como normal, mesmo depois que tudo que as mulheres conquistaram", comentou a estudante, que busca uma aprovação em história.

A estudante Krislane Escócio Krislane Escócio, de 17 anos, contou que achou o tema da redação muito tranquilo e já vinha treinando sobre o assunto.

"É um tema que os professores de redação, na verdade, já tinham chutado, que era sobre a valorização do cuidado, do trabalho da mulher e eu achei muito tranquilo. Na hora eu soube e só tentei manter o máximo a calma pra lembrar do repertório e argumentar super bem mas eu achei tranquilo", declarou.

Quase 100 mil inscritos no Piauí
Imagem: Lucas Marreiros/ g1 PICandidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021.(Imagem:Lucas Marreiros/ g1 PI)Candidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021.

Quase 100 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 fizeram a prova no Piauí neste domingo (5), dia da prova de linguagens e ciências humanas, além da redação. Os portões dos locais de prova abriram às 12h, fecharamm às 13h, e a prova teve início às 13h30, com duração até 19h.

No total, foram 99.644 inscritos no Piauí, 12% a mais de candidatos do que no ano de 2022. O exame será realizado neste e no próximo domingo (12), quando a prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) será aplicada.

Ao todo, há 288 locais de prova e 3.259 salas de aplicação, em 33 municípios do estado. No Piauí, as mulheres são maioria dos candidatos — equivalem a 60,9% (60.759) das inscrições, enquanto homens representam 39,1% (38.885).

Passe livre

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os estudantes da rede estadual de ensino receberão passe livre estudantil com gratuidade para o translado até o local de aplicação de prova. São 11 mil estudantes do interior e 3.915 estudantes da capital que terão acesso ao passe.

De acordo com secretaria, até 2016, o Piauí apresentava grande taxa de evasão e abstenção nas provas do Enem. Essa realidade era apontada, principalmente, conforme a superintendente Viviane, por causa da dificuldade de transporte para realizar o exame.

Enem 2023

Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.

Dia 5 de novembro:

Ciências Humanas e suas Tecnologias:
45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.

Dia 12 de novembro:


Matemática e suas Tecnologias:
45 questões de múltipla escolha.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.

Outras datas

Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13/12/2023
Divulgação do Gabarito: 24/11/2023
Resultados: 16/01/2024

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: mulher, exame, enem