Tarifa branca poderá ser solicitada em janeiro; veja como funciona

31/07/2017 13h13


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarTarifa branca poderá ser solicitada em janeiro; veja como funciona.(Imagem:Cidadeverde.com)

A partir de 1º de janeiro de 2018, os consumidores poderão solicitar a adesão à tarifa branca de energia elétrica, que é a adoção de preço diferente de acordo com o horário de consumo.

Com a tarifa branca, a energia consumida fora do horário de pico será mais barata, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Como funciona

Nos dias úteis, o preço da energia poderá ser dividido em três horários: ponta, intermediário e fora de ponta. As faixas variam de acordo com a distribuidora. O horário de ponta, com a energia mais cara, terá duração de três horas, na parte da noite. A taxa intermediária será uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Nos feriados nacionais e nos fins de semana, o valor é sempre fora de ponta.

Adesão

Aderir à tarifa branca será opcional e estará disponível para as novas ligações e com unidades que consomem mais de 500 quilowatts-hora (kWh) por mês. Em um prazo de 12 meses, será oferecido para unidades com média anual de consumo superior a 250 kWh por mês e, em até 24 meses, para as demais unidades consumidoras. A tarifa diferenciada não valerá para os grandes consumidores, como as indústrias, nem para quem é incluído na tarifa social de energia.

Para aderir à tarifa branca, os consumidores precisam formalizar sua opção na distribuidora, e quem não optar por essa modalidade continuará sendo cobrado pelo sistema atual. Também será preciso instalar um novo tipo de medidor de energia. A troca deverá ser feita em até 30 dias e os custos do medidor e do serviço serão de responsabilidade da distribuidora.

Caso o consumidor não se adapte, será possível mudar para a tarifa convencional.

Alerta

É importante que cada consumidor conheça o seu perfil de consumo na hora de optar entre a tarifa branca e a convencional, isso porque quem optar por essa tarifa tem que ser capaz de aproveitar os horários fora de ponta. "Conheça bastante as regras e verifique a possibilidade de se adaptar aos melhores horários da tarifa. Se é um consumidor que tem a rotina rígida, não é aconselhável. Nós alertamos para o consumidor não migrar por impulso para a tarifa branca, para não ter surpresa ruim na conta", afirma o analista de mercado Rafael Bonfim, ouvido pela Agência Brasil.

No site da Aneel estão disponíveis exemplos de situações em que é mais vantajoso migrar para a tarifa branca.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui