SOS Mulher: vítima relata ter sido agredida pelo companheiro com filho no colo; homem foi preso

09/03/2024 12h56


Fonte G1 PI

Imagem: Izabella Lima / g1 PiauíMulher relata ter sido agredida pelo companheiro com filho no colo; homem foi preso.(Imagem:Izabella Lima / g1 Piauí)Mulher relata ter sido agredida pelo companheiro com filho no colo; homem foi preso.

“Ele me deu um murro e eu caí com o neném no colo. Ele entrou em casa, peguei minha outra filha e saí. Nessa hora eu decidi ligar pra polícia e dar um basta”. Esse é o relato de uma das mulheres atendidas no SOS Mulher, realizado na sexta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher.

O SOS Mulher é um projeto da Rede Clube que está em sua segunda edição e presta serviços e orientações às mulheres em diversas áreas, mas especialmente no intuito de combater a violência de gênero e o feminicídio. Além do Dia D de atendimentos, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Rede Clube e o g1 produziram reportagens especiais sobre o tema. Você pode conferi-las na página especial do projeto.

A dona de casa, que preferiu não se identificar, tem dois filhos: uma menina de cinco anos e um bebê de três meses. Na última sexta-feira, seu marido foi preso após agredi-la, mas essa não foi a primeira vez. Ao longo dos oito anos de relacionamento, a mulher declarou já ter sido agredida na frente das crianças.

“A minha coragem de vir aqui hoje não é somente por conta da minha proteção, mas também pelos meus filhos. Eu não quero que eles cresçam em um ambiente agressivo. Não é fácil, mas tenho fé que a minha vida vai mudar a partir de agora, depois que decidi tirar esse peso das costas”, contou a mulher.

Na ação do SOS Mulher, a vítima recebeu orientações sobre o que poderá fazer para garantir direitos, além da segurança pessoal e dos filhos. No momento, ela conta somente com o auxílio do Bolsa Família.

Segundo Karenina Tito, presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB Piauí, contou que percebeu, pelo relato da mulher, que ela era vítima, além de agressões, físicas, de violência psicológica, e tem medo de perder a guarda dos filhos e a própria casa.

“E esse apoio, essa força, realmente é importante para ela perceber que está abraçada pela sociedade. Dei algumas orientações jurídicas porque ela tem medo que ele peça a guarda das crianças, e também de perder o único bem, a casa que ela mora. Agora entra a questão penal, criminal e uma medida protetiva que seja realmente efetiva”, explicou Karenina Tito, presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB Piauí.

A mulher contou ainda que as reportagens do SOS Mulher serviram como incentivo para que ela seguisse com sua luta de sair do círculo de violência.

Tópicos: mulher, filhos, viol?ncia